Notícias
Câmpus de Pinheiro realiza a 4ª edição da Semana do Engenheiro de Pesca com destaque para inovação e sustentabilidade

Nos dias 12, 13 e 14 deste mês, o Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi palco da 4ª edição da Semana do Engenheiro de Pesca, evento que reuniu professores, alunos, egressos e profissionais da área para debater temas relevantes relacionados à pesca e à aquicultura. Com o tema ‘Transversalidades da pesca e aquicultura’, a programação contou com palestras, mesas-redondas, atividades recreativas e a entrega de premiações acadêmicas.
O evento, promovido anualmente em comemoração ao Dia do Engenheiro de Pesca (14 de dezembro), teve por objetivo proporcionar a troca de experiências entre os participantes e destacar as múltiplas possibilidades de atuação profissional. “A Semana do Engenheiro de Pesca é um trunfo anual da Universidade, em que todos os envolvidos da coordenação conseguem realizar um balanço dos esforços e conquistas adquiridos ao longo do ano. Além disso, é uma grande oportunidade de feedback que a Universidade obtém com a empregabilidade e a atuação dos profissionais formados pela casa," destacou o professor do curso de Engenharia de Pesca Adilson Borges.
Com uma programação ampla e diversificada, a semana abordou temas de grande relevância para o setor. Entre as palestras, destacaram-se as contribuições dos professores Jonatas Castro, que debateu os impactos das mudanças climáticas na saúde reprodutiva dos peixes e na produção de pescado, e Augusto Leandro, que tratou da diversidade e importância dos helmintos parasitas para a Engenharia de Pesca.
Outro ponto alto foi a realização de mesas-redondas que reuniram egressos do curso para compartilhar experiências no mercado de trabalho e debater com os discentes as possibilidades de atuação profissional. Segundo o professor Adilson, a interdisciplinaridade foi um dos pilares do evento. “A integração entre professores, alunos e egressos enriquece o debate e amplia as perspectivas dos discentes sobre os desafios e as oportunidades na área”, ressaltou.
Um dos momentos mais aguardados foi a entrega dos prêmios Trachelyopterus galeatus e Nautilus de Inovação de 2024. A primeira premiação foi destinada aos alunos com melhor desempenho acadêmico ao longo do semestre, enquanto o Prêmio Nautilus destacou projetos inovadores desenvolvidos por discentes do curso. As iniciativas buscaram reconhecer o esforço dos alunos e incentivar a excelência acadêmica e a inovação no campo da Engenharia de Pesca.
Além das discussões acadêmicas e científicas, o evento contou com momentos de confraternização entre professores, técnicos e alunos, incluindo jogos e brincadeiras que reforçaram o senso de comunidade entre os participantes.
O evento destacou a importância da Engenharia de Pesca para o desenvolvimento sustentável, econômico e social do Estado do Maranhão, especialmente, na Baixada Maranhense, onde o Câmpus está localizado. A iniciativa também contribuiu para a popularização do curso junto à comunidade acadêmica e à sociedade.
“A ação do evento evidencia o desempenho do curso no estado, além de estimular os discentes a vislumbrarem seu campo de atuação após a formação. A interdisciplinaridade foi estimulada em todas as atividades, fortalecendo a relação dos alunos com o mercado de trabalho”, enfatizou Adilson.
Com o sucesso desta edição, a coordenação já se prepara para a próxima. O ano de 2025 será especial, pois marcará os dez anos de implantação do curso de Engenharia de Pesca da UFMA. “No próximo ano, teremos uma grande responsabilidade e um marco histórico. Estamos otimistas e preparados para dar esse retorno à instituição e à cidade de Pinheiro”, afirmou o professor Adilson.
A Semana do Engenheiro de Pesca reafirmou o compromisso da UFMA com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento sustentável do setor de pesca e aquicultura no Maranhão.
Por: Geovanna Selma
Produção: Cleane Araújo - Repórter no Câmpus
Revisão: Jáder Cavalcante