Notícias
Câmpus de Pinheiro oferece aulas preparatórias gratuitas para o Enem
O Centro de Ciência de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promove o Projeto Enem Solidário, iniciativa voltada para a educação e a responsabilidade social, que oferece aulas preparatórias gratuitas para estudantes da rede pública que desejam ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para participar podem ser realizadas até essa terça-feira, 20 de maio, no prédio de Engenharia da Pesca e Educação Física – CCPi.
As aulas são realizadas com a colaboração de voluntários, entre discentes, docentes e técnicos da própria Universidade, que ministram conteúdos das principais áreas cobradas no Enem, abrangendo Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Serão ofertadas cinquenta vagas para alunos de escolas públicas.
O Enem Solidário integra as atividades de extensão da UFMA e busca democratizar o acesso ao ensino, representando uma importante contribuição para a sociedade maranhense. Em um contexto em que muitos jovens enfrentam dificuldades para ingressar em cursos preparatórios devido a limitações financeiras, a iniciativa oferece apoio gratuito e de qualidade, firmando seu compromisso com a transformação social por meio da educação pública e inclusiva.
Para a pedagoga que colabora na coordenação do Enem Solidário, Evandicleia Ferreira, “o projeto tem apresentado um importante impacto no ingresso de estudantes da rede pública da região na educação superior ao longo dos anos de desenvolvimento. Assim, tem sido importante também para dar visibilidade à presença da UFMA na região pela oferta de educação superior pública e de qualidade, e enquanto instituição comprometida com a comunidade em que está inserida”, frisa.
Com o projeto, a UFMA fortalece seu papel como agente de transformação social, ao oferecer oportunidades educacionais a quem mais precisa e contribuir para a redução das desigualdades.
Confira os critérios para participar do projeto:

Por: Giovanna Carvalho
Revisão: Jáder Cavalcante