Câmpus de Pinheiro recebe, nesta terça-feira, 15, uma miniestação meteorológica que fornecerá vários dados aos cursos e ao município

publicado: 15/06/2021 10h45, última modificação: 15/06/2021 11h29
1 | 2
2 | 2

O Câmpus Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão recebe, nesta terça-feira, 15, uma miniestação meteorológica que objetiva atender às necessidades de ensino dos cursos de Ciências Humanas, Ciências Naturais - Biologia e Engenharia de Pesca. O equipamento, que já está instalado, foi doado pelo Lions Clube e pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL) do município, sendo entregue na manhã de hoje em um evento pela plataforma do Google Meet, com a presença do reitor Natalino Salgado.

Para o diretor do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Sociais e Tecnológicas (CCHNST) do Câmpus Pinheiro, Alexandre Victor de Lima Fonseca, o aparelho auxiliará na coleta de informações sobre dados do clima da região. “A miniestação informa dados relativos à temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção de vento, precipitação pluviométrica e raios ultravioletas, que serão aplicados nos estudos da Geografia, Ciências Naturais, Engenharia de Pesca, entre outros”, explicou.

Além disso, ele relatou a importância da miniestação para os estudantes. “No curso de Ciências Humanas, temos uma disciplina de Hidrografia e Climatologia, sendo assim, os dados pluviométricos e dados do clima, de modo geral, serão importantes para que os alunos consigam entender como são coletadas as informações climáticas no dia a dia”, pontuou.

Por fim, o professor mencionou que, após a coleta de informações, o objetivo será divulgar nas rádios e televisões da cidade para que a comunidade tenha acesso diariamente aos dados. “A miniestação pode ser ligada a programas específicos da empresa que forneceu, em que os dados são gratuitos e acessados por meio de um aplicativo em qualquer lugar”, finalizou.

Por: Talita Farias

Produção: Laís Costa