Notícias
Câmpus de Imperatriz sediou o I Simpósio de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, com vasta programação
O I Simpósio de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização ocorreu entre os dias 6 e 7 de dezembro, no Centro de Ciências da Imperatriz. O evento reuniu estudantes, professores e técnicos-administrativos das unidades de Grajaú, Balsas e Imperatriz, para discutir temas pertinentes à produção acadêmica da UFMA. O simpósio contou também com apresentações em formato digital, que podem ser vistas na íntegra no Canal Institucional da UFMA no Youtube.
A abertura do Simpósio contou com a presença do reitor da UFMA, professor Natalino Salgado Filho, que participou de forma remota. Também esiveram presentes o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o diretor do CCIm, professor Leonardo Hunaldo dos Santos; o diretor do Centro de Ciências de Grajaú, professor Aluizio Fernandes Júnior; e a diretora do Centro de Ciências de Balsas, professora Gisélia Brito dos Santos.
A manhã do primeiro dia de evento foi marcada por apresentações sobre estratégias de gestão, curricularização na UFMA e inovação para superar desafios no âmbito da cultura, em palestras ministradas pela pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; pela diretora de Extensão, professora Li-Chang Shuen e; pela diretora de Assuntos Culturais, professora Rosélis Câmara, respectivamente.
A professora Zefinha Bentivi destacou os avanços da Universidade no campo da extensão e cultura. “Nós conseguimos números maravilhosos na cultura, em três anos. Saímos de três projetos no Sigaa para 148 projetos. O nosso aplicativo para o Festival Guarnicê híbrido se tornou uma patente científica reconhecida da UFMA. A equipe, o acesso, a inclusão que conseguimos conquistar são avanços inegáveis”, afirmou, citando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Ainda no dia 6, durante a tarde, o professor Danilo Lopes, da Diretoria de Inovação e Serviços Tecnológicos da Ageufma, discursou sobre os avanços e as perspectivas da UFMA no setor, tirando dúvidas sobre o cadastro de pesquisadores no Sigaa para prestação de serviços e sobre a ferramenta dos informativos, que permite acompanhar editais, bolsas de pesquisa e de Extensão. A programação do primeiro dia foi encerrada com a participação do professor Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da Ageufma, que falou sobre a política de Empreendedorismo da UFMA.
O professor também destacou a necessidade de nutrir a educação empreendedora na Universidade. “Precisamos criar uma cultura empreendedora dentro da Instituição, não somente nos alunos, mas também nos professores e técnicos. Precisamos, cada vez mais, transformar a Universidade para dar aos nossos alunos a oportunidade de uma nova visão de mercado”, ressaltou o pró-reitor.
No segundo dia do evento, a professora Flávia Nascimento, diretora de Pós-Graduação da Ageufma, palestrou sobre os avanços da pós-graduação da Universidade e sobre a Política de Internacionalização da UFMA. A docente destacou o crescimento alcançado pelos programas de pós-graduação da UFMA durante a atual gestão. “Passamos de cerca de nove programas de pós-graduação dez anos atrás para 53 programas, tanto sediados quanto em colaboração com outras instituições. Dois dos nossos cursos passaram de nota 4 para 5, nota máxima, na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Seis programas atingiram a nota 4, o que nos habilita a solicitar doutorado, a exemplo do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia do Câmpus de Imperatriz”, pontuou.
Veja as fotos do Simpósio:
Por: Orlando Ezon
Produção: Alan Veras
Revisão: Jáder Cavalcante