Notícias

Câmpus de Chapadinha recebe visita do pró-reitor de planejamento, gestão e transparência

publicado: 21/07/2022 14h05, última modificação: 21/07/2022 15h52
Objetivo do encontro foi discutir o processo de compras, contratações e aquisições no âmbito da administração pública
Câmpus de Chapadinha recebe visita do pró-reitor de planejamento, gestão e transparência.jpeg

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh) recebeu, nessa quarta-feira, 20, a visita do pró-reitor de planejamento, gestão e transparência da UFMA, Walber Lins Pontes, para explicar e esclarecer dúvidas sobre o processo de compras, contratações e aquisições no âmbito da administração pública. O encontro ocorreu no auditório central e contou com a participação do diretor do CCCh, Marcos Antônio Delmondes Bonfim, dos coordenadores dos cursos de Zootecnia, Ismênia Ribeiro de Oliveira; Engenharia Agrícola, Jordânio Inácio  Marques;  Agronomia, Maryzelia Furtado de Freitas; e Biologia, Regis Catarino da Hora. Também estiveram presentes técnicos administrativos e demais professores.

Na ocasião, Walber Pontes discorreu  sobre o planejamento de demandas e algumas ações que afetam diretamente as necessidades dos câmpus dos continentes, tais como o Plano Anual de Contratações (PAC), o Almoxarifado Virtual e a Contratação de Serviços. Walber também apresentou alguns procedimentos desenvolvidos pela PPGT, além de ouvir reivindicações de professores sobre a contratação de serviços e a aquisição de materiais e equipamentos.

De acordo com o pró-reitor, essas reuniões são fruto de reivindicações dos diretores de centro e têm o propósito de sanar algumas dúvidas sobre o processo de planejamento de compras. “Hoje nós somos vinculados aos sistemas federais, que vêm gerando um conjunto de procedimentos para que possamos realizar compras, contratações, e assim atender às necessidades das unidades acadêmicas. A nossa intenção é possibilitar que diretores e coordenadores compreendam o processo de contratações e aquisições não só da UFMA, mas da administração pública como um todo”, explicou Walber. Além de Chapadinha, já ocorreram reuniões nos câmpus de Imperatriz, Balsas, Grajaú, Bacabal e Codó.

Para o diretor do CCCh, Marcos Bonfim, a visita do pró-reitor foi muito proveitosa e serviu para que docentes e técnicos entendessem melhor os procedimentos para contratação, prestação de serviço, compra de materiais e equipamentos para as unidades do Centro. “Entendo que essas reuniões poderiam ser feitas de forma contínua, porque um dos grandes problemas dos câmpus do continente é justamente a falta de informação técnica sobre esses procedimentos. Então a presença do professor Walber aqui no câmpus de Chapadinha valoriza muito a gestão superior, no sentido de popularizar esses conhecimentos. Espero que, com isso, a gente se organize melhor para as próximas compras, a fim de atender às reais necessidades do Centro”.

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: