Notícias

Câmpus de Chapadinha recebe diretor da Fapema para apresentação do Plano de Trabalho 2022

publicado: 02/06/2022 22h06, última modificação: 03/06/2022 14h02
Câmpus de Chapadinha recebe diretor da Fapema para apresentação do Plano de Trabalho 2022 (3).jpeg

O Centro de Ciências de Chapadinha (CCC-UFMA) recebeu, na manhã dessa quinta-feira, 2, a visita do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Luís Silva dos Santos, para apresentação do Plano de Trabalho da agência para este ano. André Santos foi recepcionado no auditório central pelo diretor do CCC, Marcos Antônio Delmondes Bonfim, que estava acompanhado de coordenadores de curso, estudantes, professores, técnicos-administrativos e demais membros da comunidade acadêmica. 

Durante a visita, André dos Santos falou sobre várias ações que estão sendo desenvolvidas pela Fapema, tais como os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, que este ano superam 50 milhões de reais. O presidente também falou dos editais abertos e que ainda serão lançados, bem como de diversos convênios, entre eles, o firmado com a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, que vai disponibilizar quatro milhões de reais nos próximos quatro anos, para serem aplicados em pesquisas voltadas para o ecossistema de portos.

O presidente da Fapema também tirou algumas dúvidas dos pesquisadores e ouviu sugestões para os próximos editais da Fundação. André Luís avaliou como positiva a visita a Chapadinha. “É importante trazer as novidades dos editais e, ao mesmo tempo, ouvir as demandas e necessidades dos colegas de pesquisa que trabalham no continente. Isso é fundamental para que a gente possa desenvolver e melhorar nossas ações na Fapema”, explicou.  

Para o diretor do CCC, Marcos Bonfim, a visita do presidente da Fapema contribuiu para que a comunidade acadêmica pudesse conhecer melhor os investimentos da Fapema para o ensino superior. Marcos Bonfim também considerou o evento uma oportunidade para que os pesquisadores pudessem dar opiniões sobre os próximos editais. “Essa aproximação mostra o compromisso da Fapema em melhorar cada vez mais suas ações no fomento à pesquisa no Estado do Maranhão”, afirmou o diretor.

Marcos Bonfim ressaltou ainda que essa troca de informações entre os pesquisadores e a Fapema pode viabilizar a aprovação de projetos, a participação maior de discentes e também a aquisição de equipamentos. “Tudo isso ajuda a movimentar o nosso Centro, no sentido de aumentar a capacidade produtiva com relação à ciência, e todos nós ganhamos com isso”, destacou Marcos Bonfim.

Já o professor Samuel Vieira Brito, do curso de Ciências Biológicas, entende que esse diálogo é importante porque permite um planejamento das ações dos docentes, no sentido de construir projetos que estejam alinhados com os editais. “Eu acho que potencializa a chance de aprovação dos nossos projetos”, explicou Samuel, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do CCC.

Câmpus de Chapadinha recebe diretor da Fapema para apresentação do Plano de Trabalho 2022

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: