publicado: 24/06/2022 11h37, última modificação: 25/06/2022 16h25
Câmpus de Chapadinha realiza Semana de Acolhimento, com palestras, minicursos e orientações sobre cursos e grupos de pesquisa.jpeg

O Centro de Ciências de Chapadinha deu início, nessa quinta-feira, 23, à Semana de Acolhimento ao Discente – SEMAC, com o tema “Avanços Tecnológicos: oportunidades de emprego e mercado de trabalho”. O evento, que marca o retorno gradual das atividades acadêmicas presenciais no câmpus, tem por objetivo receber os novos estudantes, além de promover a integração da comunidade acadêmica e as entidades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, desportivas e políticas do CCC-UFMA.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório central do CCC, e  contou com a presença do diretor Marcos Bonfim; da vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Nívia Maria Rocha Brandão; da representante da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ), Vanilsa Chaves; da diretora da AGROPEC JR, Sheyla Salles; do representante do CREA-JR, Ronaldo Barros; além de professores, coordenadores de curso e alunos de Agronomia, Zootecnia, Biologia e Engenharia Agrícola.

No primeiro dia do evento, os alunos assistiram à apresentação dos grupos de pesquisa e entidades organizadas que atuam dentro e fora do Câmpus de Chapadinha, como as Atléticas, o DCE e a AGROPEC. “Este primeiro momento foi importante para que os alunos, em especial os calouros, possam conhecer esses grupos e as atividades que eles desenvolvem dentro da Universidade”, esclareceu Nívia Brandão.

À tarde, a programação seguiu com palestras dos professores Ruan Mourão, mestre em Ciência Animal e técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), e Ismênia Soares, doutora em ciência animal e coordenadora do curso de zootecnia. Também houve palestra do engenheiro agrônomo e assistente técnico de vendas na empresa Sementes Pampeana, Marcelo Souza.

Nesta sexta feira, a programação continua com uma roda de conversa e um tour pela câmpus de Chapadinha.  O encerramento está previsto para o sábado, 25, com uma visita técnica, pela manhã, à reserva Itamacaoca e, à noite, uma calourada. Para o diretor do câmpus de Chapadinha, Marcos Bonfim, o evento é importante porque possibilita apresentar a estrutura física e acadêmica da Universidade. “É uma oportunidade para  mostrarmos aos novos alunos a nossa condição de universidade pública de qualidade, com condições de dar a eles a formação necessária e torná-los profissionais competitivos no mercado”.

O calouro do curso de Agronomia Clarindo Nunes de Oliveira Neto, que está conhecendo o Câmpus de Chapadinha pela primeira vez, ficou impressionado com a estrutura do CCC e também com a organização do evento. “Toda a programação está ajudando bastante a gente a entender como funciona a instituição, os grupos de pesquisa e também as outras áreas de atuação que o câmpus de Chapadinha oferece. A expectativa é muita alta. Agora é só focar bastante nos nossos objetivos”, destacou.

A Semana Acadêmica é uma iniciativa do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com o Crea Júnior, a AGROPEC- JR e as Atléticas. O evento também tem o apoio da Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ) e da direção do Centro de Ciências de Chapadinha-CCC.

Por: Ivandro Coêlho