Câmpus de Chapadinha realiza projeto de integração com estudantes de escolas públicas

publicado: 02/05/2023 19h25, última modificação: 03/05/2023 09h47
Ação busca facilitar o acesso ao ensino superior, por meio de orientações sobre pedido de isenção e inscrição no Enem 2023

O Câmpus de Chapadinha, por meio da Secretaria Acadêmica e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), iniciou, na última quinta-feira, 27, a primeira etapa de um projeto de integração que pode ajudar centenas de estudantes do município a ingressar no ensino superior. Essa primeira etapa, intitulada Mutirão de Isenção do ENEM 2023, teve por objetivo principal acompanhar e orientar os alunos do ensino médio das escolas públicas de Chapadinha sobre o pedido de isenção no ENEM deste ano.

De acordo com Leodoro Coutinho da Silva, assistente em administração do Centro de Ciências de Chapadinha e um dos idealizadores do projeto, a iniciativa surgiu devido à necessidade de orientar e mobilizar os estudantes a participarem efetivamente do Exame Nacional do Ensino Médio e, consequentemente, a ingressarem no ensino superior.  “A Universidade Federal do Maranhão, como uma instituição pública e democrática, tem esse compromisso de promover o acesso de todos ao ensino superior. Daí  o nosso empenho em levar essas informações aos estudantes”, declarou.

Na ocasião, foram realizadas conversas com os alunos com orientações sobre preenchimento e solicitação de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é adotada para admissão de novos alunos por diversas instituições de Ensino superior. Para Claudia Silva dos Reis, estudante do terceiro ano da escola Dr. Paulo Ramos, a atividade foi muito importante porque possibilitou esclarecer dúvidas e ajudar no processo de inscrição. “Muitos alunos não com conseguem fazer a inscrição por não conhecerem ou não saberem lidar com as informações, então isso ajudou bastante”, destacou a aluna.

Nessa primeira etapa, foram contempladas as escolas estaduais “Centro de Ensino de Tempo Integral Raimundo Araújo”, “Centro de Ensino Dr. Otavio Vieira Passos” e “Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos”. Segundo os organizadores, a ação alcançou cerca de 300 alunos. O segundo momento do projeto de integração será a mobilização dos estudantes de Chapadinha para fazerem a inscrição no Enem, que acontecerá até o meio do ano.

O projeto de integração foi idealizado pela secretaria acadêmica, em conjunto com as coordenações dos cursos de Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia. A iniciativa também conta com o apoio de diversas entidades do Câmpus de Chapadinha, tais como Empresa Jr, CREA JR núcleo Chapadinha, Atléticas Desportivas e membros de Grupos de Pesquisas do CCCh-UFMA.

Por: Ivandro Coêlho