Notícias

Câmpus de Chapadinha e AGERP discutem parceria para fortalecer a agricultura familiar no Baixo Parnaíba

publicado: 21/06/2023 08h36, última modificação: 21/06/2023 11h07
Acordo, que ainda será formalizado, prevê cooperação técnica entre as duas instituições
Câmpus de Chapadinha e AGERP discutem parceria para fortalecer a agricultura familiar no Baixo Parnaíba

O fortalecimento da agricultura familiar no Baixo Parnaíba foi o tema principal de uma reunião ocorrida na manhã dessa terça-feira, 20, no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh-UFMA), entre o diretor do CCCh-UFMA, Marcos Bomfim, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP). Participaram do encontro professores dos cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Agrícola, além de técnicos da Agerp e do secretário de agricultura do município de Itapecuru, Jerônimo Mendes.

Na ocasião, foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação técnica entre a UFMA, por meio do CCCh, e a AGERP, no sentido de desenvolver ações conjuntas que possam impulsionar a agricultura familiar na região e melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores. “Acreditamos que será uma parceria de grande importância, principalmente, em relação ao nosso foco maior, que são os agricultores familiares. Queremos chegar até eles de forma decisiva. Espero que, com essa união, possamos estabelecer políticas públicas voltadas para a área de produção”, ressaltou o presidente da Agerp, Sandro Montenegro.

Para o diretor do Câmpus de Chapadinha, Marcos Bomfim, esse diálogo inicial é um passo importante que pode resultar no desenvolvimento da agricultura familiar no município e também na região. “É um prazer estabelecer esse diálogo. São setores que já trabalham em conjunto aqui no CCCh, que tem vocação para a área de agrárias. Por isso, para nós, da Universidade, é  interessante que essa conversa possa se consolidar em termos de cooperação, que possamos trabalhar juntos para poder melhorar o processo produtivo local”, destacou o diretor.

O coordenador do curso de Engenharia Agrícola, professor Jordânio Inácio Marques, também participou do encontro e considerou a reunião uma boa oportunidade para a UFMA se inserir ainda mais no contexto local e regional. “A proposta da Agerp é no sentido de incentivar a implementação tecnológica na agricultura familiar. Então eu acredito que seja uma grande oportunidade para o CCCh levar os conhecimentos que já são produzidos atualmente aqui até o pequeno agricultor, de modo que possam trazer maior competitividade e melhorar o sistema de produção deles”, enfatizou o professor.

Por: Ivandro Coêlho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: