Notícias

Semic e Semiti 2024

Câmpus de Chapadinha destaca produção científica na edição 2024 SEMIC e SEMITI

publicado: 04/12/2024 12h06, última modificação: 05/12/2024 08h50
Câmpus de Chapadinha destaca produção científica na edição 2024 SEMIC e SEMITI

O Câmpus de Chapadinha demonstrou a força de sua produção científica nessa terça-feira, 3, durante o XXXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o XVI Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMITI), que ocorre até o dia 6 deste mês, simultaneamente em todos os câmpus da UFMA. Ao todo, foram apresentados 72 banners com resultados de pesquisas relacionadas às áreas de zootecnia, engenharia agrícola, ciências biológicas e agronomia. Os trabalhos foram produzidos durante o ciclo 2023/2024 por alunos de iniciação científica e tecnológica.

A apresentação foi realizada no prédio principal do Centro de Ciências de Chapadinha e reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, promovendo ciência, tecnologia e inovação. O professor Jordânio Inácio, coordenador do evento em Chapadinha, destacou a expressiva participação do CCCh: "o câmpus de Chapadinha se destacou como um dos que mais têm trabalhos sendo apresentados na edição de 2024 do SEMIC e SEMITI. Estamos atrás apenas de São Luís e Imperatriz. Consideramos essa produção bastante expressiva, representando um grande avanço e conquista para a comunidade acadêmica, especialmente para alunos e professores".

Para o diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bomfim, esse número expressivo de trabalhos reflete a enorme capacidade produtiva do CCCh. "Mesmo não tendo um corpo docente tão numeroso, proporcionadamente, nós temos muito mais trabalhos apresentados que muitos outros centros. É uma alegria ver nossa produção ser exposta aqui para todos assistirem. Esperamos que as apresentações tenham êxito e que possamos cumprir mais essa etapa no ciclo formativo de cada aluno de iniciação científica", pontuou.

A aluna do sétimo período do curso de Agronomia Lourrana Rhavenna Diogo Silva apresentou o trabalho intitulado “Formulações de glufosinato e flumioxazina no manejo antecipado de plantas daninhas tolerantes a glifosato, em lavoura de soja”. Lourrana, que é orientanda do professor Edmilson Igor Bernardo Almeida e bolsista de iniciação científica do programa PIBIC-UFMA, explicou que a pesquisa busca alternativas que melhorem a eficiência no controle das plantas daninhas em lavouras de soja.

Para a estudante, participar da pesquisa e do Seminário pela primeira vez como bolsista de iniciação científica é um estímulo para continuar na vida acadêmica, científica e profissional. “O desenvolvimento dessa pesquisa abriu portas para que eu iniciasse essa caminhada científica. Para mim, essa é uma experiência única, que tem me proporcionado desenvolvimento profissional e pessoal, uma vez que posso conhecer e trocar experiências com outros pesquisadores. Além disso, preciso lidar com pessoas no campo, enfrentar situações adversas até então ignoradas por mim, e isso está me proporcionando crescimento profissional”, frisou Lourrana.  

O SEMIC é um dos principais eventos voltados à iniciação científica da UFMA, promovendo a troca de conhecimento entre discentes e docentes. Já o SEMITI enfatiza a iniciação de alunos de graduação no desenvolvimento tecnológico e inovação. Os eventos são organizados pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma). A forte presença do câmpus de Chapadinha no SEMIC e SEMITI 2024 reforça o compromisso da instituição com a excelência na pesquisa e inovação, consolidando-se como um dos polos mais produtivos da UFMA na região.

Por: Ivandro Coelho

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: