Notícias
COLAÇÕES DE GRAU 2025.1
Câmpus Bacabal entrega novos professores ao Estado do Maranhão
UFMA outorga grau a 14 profissionais do Câmpus de Bacabal. Foto: Rildo Corrêa (DCOM)
Em solenidade realizada na noite dessa terça-feira, 14, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) outorgou grau a 14 novos professores do Centro de Ciências de Bacabal (CCBA), formados nos cursos de Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Biologia, Educação do Campo/Ciências Agrárias e Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática.
Na semana em que é celebrado o Dia dos Professores, a UFMA reforça a entrega de profissionais qualificados que contribuirão diretamente na formação de milhares de pessoas.
A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, que, na ocasião, destacou a importância da UFMA na formação de novos professores, ressaltando que esses profissionais ajudarão a transformar e melhorar a educação no estado. “Nós acreditamos que esses novos profissionais contribuirão e muito para mudar a realidade educacional da região de Bacabal, e, por que não dizer, também de todo o Estado do Maranhão. Gosto sempre de ressaltar que a Universidade Federal do Maranhão tem uma preocupação muito grande, já que nós temos mais de quarenta cursos de licenciatura. Acredito que, dessa maneira, nós cumprimos um papel importantíssimo no sentido de formar novos profissionais de educação, especialmente professores, para poder mudar essa realidade, principalmente melhorar os nossos indicadores educacionais, não só aqui da nossa região de Bacabal, quanto também de todo o Estado do Maranhão”, sublinhou.
Outorga do grau aos novos licenciados. Foto: Rildo Corrêa (DCOM)
A diretora do Centro de Ciências de Bacabal da UFMA (CCBA), Lucélia Almeida, enfatizou a satisfação em formar e entregar novos professores à sociedade, destacando o papel transformador da educação e a importância desses profissionais para o futuro. “São profissionais licenciados que entregamos para a sociedade, que vão então assumir no mercado de trabalho, na educação municipal, na rede estadual, na rede federal e para a sociedade. É importante destacar o papel que nós estamos fazendo hoje, entregando professores que a sociedade tanto necessita. A educação transforma, é um clichê dizer, mas a educação é esse caminho. Estamos muito felizes pela conclusão dessa etapa, esperamos encontrar esses novos profissionais agora como nossos futuros professores”, celebrou.
Além de proporcionar um ambiente acadêmico inclusivo, ensino de qualidade, pesquisa, extensão e inovação. A UFMA se torna um espaço de referência para milhares de pessoas.
Emocionada, a formanda do curso de Ciências Humanas – Sociologia Aline Lisboa ressaltou a importância da UFMA em sua trajetória pessoal e acadêmica. Para ela, a conclusão do curso representa não apenas a realização de um sonho, mas também o reconhecimento de uma caminhada transformadora. “É uma felicidade, não só para mim, mas para todos os meus familiares. Estou lisonjeada, feliz, emocionada por este momento. A UFMA me trouxe muitas coisas boas, abriu muitas portas, não só do conhecimento, mas de todas as áreas da minha vida. Me fez ver o mundo de outras formas, porque aqui não é um mundo privado, mas um mundo eclético, onde a gente conhece novas pessoas, onde podemos dialogar com novos conhecimentos e, assim, acrescentar em nossas trajetórias”.
O momento também simboliza a dedicação dos novos profissionais em contribuírem com a sociedade por meio de suas profissões. Francisca Rodrigues Sousa Guajajara, da Terra Indígena Rio Pindaré e formanda do curso de Educação do Campo – Ciências Agrárias, afirmou que agora o seu compromisso é de retornar à sua comunidade atuando como professora. “Agora eu já sou professora e vou continuar no cargo de professora, porque o compromisso que fiz com a minha comunidade e as minhas lideranças foi esse: sair da comunidade, ingressar na Universidade e retornar para contribuir juntamente com todos”, garantiu.
Momento de juramento do curso de Educação do Campo - Ciências Agrária. Foto: Rildo Corrêa (DCOM)
Para os formandos, o diploma de ensino superior representa a concretização de um sonho construído em conjunto por seus familiares, amigos e professores.
Por: Sarah Dantas
Produção e fotos: Rildo Corrêa
Revisão: Jáder Cavalcante