Campanha “ConsCiência e Solidariedade” pede doações para ajudar famílias da ilha de São Luís

publicado: 26/03/2021 11h11, última modificação: 27/03/2021 09h12
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

Criada em 6 de abril de 2020, no início da pandemia, por professores, alunos e ex-alunos do curso de Biologia da Universidade Federal do Maranhão, a campanha “ConsCiência e Solidariedade tem o intuito de arrecadar alimentos e material de higiene e proteção individual para famílias em estado de vulnerabilidade econômica e social na ilha de São Luís. Atualmente, a campanha já doou cestas básicas, material de limpeza e máscaras para 1.863 famílias dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, totalizando quase 25 toneladas.

Mayara Ingrid Sousa Lima, docente do Departamento de Biologia (Debio) da UFMA e integrante do projeto, comentou que a covid-19 mostra claramente que muitas famílias brasileiras, além de enfrentarem a doença e a morte, têm suas vidas severamente afetadas pela fome.

“O vírus SarsCov2 afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas a perversa desigualdade social e econômica no Brasil escancara que os mais pobres não sofrem apenas com o vírus, mas também com a fome, exacerbada pelas restrições para o ganhar do pão. As pessoas vulneráveis precisam de auxílio. O espírito de solidariedade tem surgido, e muitos querem ajudar. Nossa campanha atendeu a famílias da periferia de São Luís, dos bairros Bacanga, Barreto e São Paulo, sendo que este último é uma comunidade rural da área do Itaqui-Bacanga, além dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Mas, infelizmente, desde o segundo semestre de 2020, as doações diminuíram sensivelmente, e a média de famílias assistidas por mês diminuiu de 100 no primeiro semestre de 2020 para cerca de 40 famílias, atualmente”, afirmou.

Ela ainda informou que muitos professores e funcionários da UFMA têm feito doações. “Somos gratos e convocamos a comunidade da UFMA e a sociedade em geral que se engaje nesta e/ou em outras campanhas de solidariedade. As ações de socorro podem vir de diferentes formas: nos hospitais, no posto de vacinação, nos laboratórios de pesquisa, mas também no saciar da fome”, finalizou.

Outras informações podem ser obtidas pelo Instagram e Facebook da Campanha “ConsCiência e Solidariedade”.

Como ajudar financeiramente:

Depositar o valor desejado na seguinte conta:

Agência: 1639-X

Conta corrente: 13165-2

Nome: Vera Maciel

Pix: conscienciasolidariedade@gmail.com

Enviar recibos para o WhatsApp (98) 99132-0706 (Silma)

Saiba mais

A Campanha “ConsCiência e Solidariedade” é  composta atualmente por Ananda Regina Pereira Martins, doutoranda em Biologia/Ambientes Neotropicais na McGill University e Smithsonian Tropical Research  Institute (Canadá); Ludymila Furtado Cantanhede, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Vera Lúcia Maciel Silva, doutoranda em Biotecnologia pela Rede Bionorte (UFMA) e docente do Departamento de Biologia (DBio) da Universidade Estadual do Maranhão; Ana Paula Silva de Azevedo dos Santos, docente do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFMA; e Silma Regina Ferreira Pereira e Mayara Ingrid Sousa Lima, docentes do Departamento de Biologia (Debio) da UFMA.

Por: Allan Potter