Câmara Municipal de São Luís presta Homenagem aos 30 anos da AAUFMA

publicado: 16/06/2023 11h16, última modificação: 16/06/2023 14h11
Câmara Municipal de São Luís presta Homenagem aos 30 anos da AAUFMA

Na tarde dessa quinta-feira, 15, a Câmara Municipal de São Luís realizou uma sessão solene em homenagem ao aniversário da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA), que completou 30 anos na sexta-feira, 10. A cerimônia ocorreu no plenário Simão Estácio da Silveira do Palácio Pedro Neiva de Santana, localizado no Centro Histórico de São Luís, e contou com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo para o canal da Câmara de São Luís no Youtube.

Estavam presentes na mesa da solenidade o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a presidente da AAUFMA, professora Maria da Graça Hawkins; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi; o Pró-Reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares; e o vereador Raimundo Penha, autor do requerimento que originou a sessão.

Desde os primeiros momentos, o evento foi marcado pelo tom de leveza e agradecimento daqueles que fizeram parte da história da Associação. Fundada em 10 de março de 1993 por docentes e técnicos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria, a AAUFMA hoje conta com 60 associados, proporcionando diversas atividades culturais, sociais e sociorrecreativas, voltadas para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

"Receber a homenagem da Câmara, para nós, é uma homenagem da sociedade, porque entendemos que a Câmara representa o povo", afirma Maria das Graças, presidente da Associação. "Nós temos vários serviços sociais, e isso nos deixa muito gratificados. Quando somos homenageados por uma casa do povo, nos sentimos parte dessa grande conjuntura, expressou.

O vereador Raimundo Penha expressou sua satisfação em participar da cerimônia e ressaltou a importância de celebrar as vivências da Universidade. "A Associação é a reunião de pessoas, de histórias e da soma de experiência, e para mim é um prazer, como ex-aluno da UFMA, participar desse momento", pontuou Penha.

O Pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Soares, parabenizou a iniciativa da Câmara e a atuação da AAUFMA ao longo dessas três décadas. "Tenho muito orgulho de ser membro da Associação, e ela merece essa e todas as homenagens possíveis da nossa Instituição.  Desejo vida longa à AAUFMA, e que as próximas gerações continuem mantendo viva a chama dessa associação", afirmou.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Zefinha Bentivi, enfatizou o valor da memória daqueles que fizeram parte da História da Universidade. A AAUFMA dignifica nossa Universidade, pois nos ajuda a não apagar o passado, a mostrar para os mais jovens que não há futuro sem respeito aos que nos antecederam. Negar o passado é negar a vida", exclamou.

A cerimônia foi concluída na fala do reitor Natalino Salgado, que agradeceu a presença de todos e reafirmou a importância da Associação para a Universidade. "Além de exercer atividades de bem-estar, a AAUFMA mantém seus associados muito integrados às atividades da nossa Instituição. Ela compõe nosso Conselho Universitário, onde tem lugar de fala e poder de voto, isto é, ela influencia o destino da nossa Instituição. Peço a Deus que a AAUFMA tenha vida longa, bem de todos ", destacou.

Por: Orlando Ezon

Fotos: Sarah Dantas