Notícias

Bibliotecas da UFMA promovem ações em alusão ao Janeiro Branco

publicado: 29/01/2025 10h41, última modificação: 29/01/2025 14h21
Bibliotecas da UFMA promovem ações em alusão ao Janeiro Branco

Em janeiro, mês marcado pela conscientização da saúde mental, as bibliotecas da Universidade Federal (UFMA) dos câmpus de Pinheiro e Imperatriz ampliam a proposta de suas bibliotecas: além de um ambiente de leitura e estudos, elas reforçam o compromisso da Universidade com a saúde e transformam seus espaços com cartazes informativos e fornecem material sobre equilíbrio e bem-estar emocional.

 A bibliotecária do Câmpus de Pinheiro, Letycya Vieira, aprofundou sobre o conteúdo dos cartazes, e explicou os benefícios da leitura como parte de uma rotina de autocuidado, podendo melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, estimulando a concentração, a criatividade e a empatia.

 “A realização do Janeiro Branco na biblioteca é um momento de chamar a atenção da comunidade acadêmica para a importância de refletir sobre o autocuidado com a saúde mental e emocional, diante das pressões e da agitada vida contemporânea. A leitura descontraída nesses instantes pode auxiliar no desligamento desse ambiente conturbado e proporcionar um momento de lazer, mas também criar um ambiente favorável para a melhoria do funcionamento do cérebro”, afirmou Letycya.

 “O que fazer pela saúde agora e sempre? De janeiro a janeiro”, slogan do Instituto Janeiro Branco, responsável pela elaboração das campanhas nacionais relacionadas à saúde mental, é uma das frases que estão expostas na biblioteca que fomentam o debate sobre o tema.

 A biblioteca setorial da UFMA de Imperatriz está expondo, em destaque, livros que abordam a conscientização do cuidado com a saúde mental. De acordo com a bibliotecária do Câmpus de Imperatriz, Alessandra Saraiva, também está sendo realizada a distribuição de uma lista de hábitos que ajudam a manutenção do bem-estar mental.

 “Na correria do dia a dia, com múltiplas tarefas, todos nós, seja docente, discente ou técnico administrativo, estamos sujeitos a adoecer mentalmente. É necessário abordar os cuidados com a saúde mental, para que possamos viver bem e melhor. Na Universidade, as pessoas permanecem em atividades acadêmicas e administrativas, em contato com pessoas ou não, por isso é pertinente relembrá-las de alguns hábitos que são importantes para que possamos prosseguir bem e felizes com as nossas atividades rotineiras”, evidenciou Alessandra.

Os diversos benefícios da leitura para os aspectos cognitivos e emocionais são retratados ao longo da campanha nas bibliotecas da UFMA, que promovem, anualmente, a sensibilização sobre cuidado e acompanhamento psicológico nas premissas da Universidade, que oferece apoio psicopedagógico para a comunidade acadêmica e geral por meio do Serviço Escola de Psicologia (SEP).

Para mais informações sobre o SEP, clique aqui.

Por: Lucas Cássio Ferreira

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: