publicado: 05/02/2024 13h22, última modificação: 07/02/2024 08h41
> "Baile da Felizidade": UFMA sedia evento voltado para a alegria e confraternização da Terceira Idade

Em mais uma edição repleta de alegria, dança, música e muita diversão, o "Baile da Felizidade" de 2024 foi realizado na última sexta-feira, 02, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, promovido pelo vereador Raimundo Penha com o apoio da UFMA, ocorre desde 2015 e reúne participantes de grupos idosos de diversas regiões de São Luís, especialmente da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFMA.

Além das apresentações culturais, como o Bloco Jegue Folia, a Escola Favela do Samba e a banda Espinha de Bacalhau, a tarde de festa contou com uma programação repleta de atividades carnavalescas para os idosos presentes. Houve barraca de maquiagem, lanches e um concurso para eleger o Rei e a Rainha do Carnaval da Terceira Idade, entre outras atividades.

As diversas atividades proporcionaram grande animação a todos os presentes. Dona José de Veronica Gomes, de 60 anos, comentou o impacto positivo do baile em sua experiência. “É totalmente alegria, porque a gente vem buscando saúde no projeto todos os dias, e hoje é a soma de tudo isso, de alegria e de bom humor” relatou.

Com o apoio da UFMA, estiveram presentes na ocasião o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, a pró-reitora da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Flávia Nascimento, o chefe da divisão da Uniti, Rafael Lima, e a coordenadora da Uniti, Hortência Gago.

O reitor Fernando Carvalho reforçou o comprometimento da Universidade em apoiar e proporcionar espaços para atividades que integrem a terceira idade. “Mais uma vez, nós temos aqui um grande evento de carnaval para atender a nossa Uniti e a todos os outros que compõem a nossa terceira idade. A Universidade tem feito seu papel dando todo o suporte para as atividades da Uniti, e não poderíamos deixar de vir aqui participar também dessa grande festa” declarou.

Nesse contexto, o vereador Raimundo Penha, idealizador do Baile da Felizidade, destacou a parceria crucial da UFMA para a realização da festividade. “A UFMA é responsável por esse evento junto conosco. O grupo da Uniti da UFMA é uma das idealizadoras desse baile, e este baile se torna mais bonito quando a gente consegue uma boa logística, e a UFMA nos oferece uma essa logística com salão amplo e climatizado, com espaço para estacionamento dos ônibus, que é essencial para a mobilidade dessas pessoas... Enfim, nós queremos agradecer essa parceria e dizer que este baile só ocorre porque nós temos o apoio da Universidade Federal do Maranhão”, salientou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, enfatizou que o Baile da Felizidade representa a conexão entre a instituição acadêmica e a comunidade de São Luís. “É a cultura e a extensão fazendo seu papel. Nós, da Universidade Federal do Maranhão, temos o prazer de receber aqui o Baile da FelizIdade, pois é um processo de inclusão do idoso para aquilo que há de melhor: que é a felicidade de carnaval”, expressou.

O baile de carnaval voltado para a terceira idade desempenha um papel crucial ao fomentar a inclusão social, promover a vitalidade e proporcionar momentos de alegria, contribuindo, assim, para a qualidade de vida e bem-estar dos participantes mais experientes.

O evento atraiu pessoas de diversos projetos e organizações, abrangendo áreas esportivas, culturais e outras que atendem aos idosos da cidade, com destaque para a participação da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) da UFMA. O chefe da divisão da Uniti, Rafael Lima, enfatiza o papel significativo que a Uniti desempenha na vida dos idosos.

“Essas festividades não são momentos so da Uniti, ela é um momento que consegue integrar todas as atividades, todos os movimentos que tèm pessoas idosas e a importância principal é fazer com que o idoso seja sempre ativo e independente. Esse momento de interação vai fazer com que o idoso não esteja futuramente em um hospital ou dentro de casa isolado. Isso aqui é muito importante porque vai fazer uma transformação, é, de fato, a política pública voltada para o idoso”.

Essas iniciativas têm um impacto significativo na vida de Dona Lindalmira Rocha, de 61 anos. Integrante da Uniti desde 2015, ela compartilha que cada atividade contribui positivamente para o seu bem-estar.

“Na Uniti, não temos espaço para doença. A cada ano, a Uniti oferece coisas maravilhosas para nós, nós temos o nosso São Joao, o coral, o boi da Uniiti e o carnaval, que todo ano é proporcionado pelo vereador Raimundo Penha, para nossa felicidade e alegria. Então é tudo gratificante, muito maravilhoso”, manifestou.

Confira as fotos:

Baile da Felizidade - UNITI - 02 - 02 - 2024