Notícias
Baile da Felizidade: evento da Uniti é realizado no Centro de Convenções da UFMA
Música, brincadeira e muita disposição na festa realizada no Centro de Convenções da UFMA, na sexta-feira, 3: trata-se do Baile da Felizidade, evento que, desde 2015, visa promover a cultura e a cidadania para as pessoas da terceira idade em São Luís. Após um hiato de dois anos, a celebração idealizada pelo vereador Raimundo Penha, com apoio da Universidade da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proec), retorna com o objetivo de promover o entrosamento e aguçar o espírito carnavalesco entre as comunidades de idosos da cidade.
O baile teve início às 13h30 e contou com uma programação para mais de quatro horas de atividades, com atrações consagradas das festas populares maranhenses, como o grupo Bicho Terra e o bloco tradicional Fuzileiros da Fuzarca. Acompanhando o grupo Bicho Terra estava Rogério Leitão, baterista e professor da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem). Atuante no cenário da cultura popular maranhense, o músico entende que o apoio de instituições públicas a festas populares é algo que precisa continuar a ser encorajado.
“Eu acho muito importante, pois o evento mostra a dimensão mais cidadã de uma cultura que pertence a todos, para todas as classes e todas as idades. O fato de que a festa esteja ocorrendo na UFMA é muito positivo, pois a universidade também possui essa função de democratizar o conhecimento. A arte, a diversão e o lazer devem estar inseridos nesse contexto”, expressou
Na ocasião, também estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, professora Zefinha Bentivi; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, professor Fernando Carvalho Silva; o diretor da Uniti, Marcos Moura Silva; e a diretora de Extensão da UFMA, professora Li-Chang Shuen.
O vereador Raimundo Penha apoia o projeto desde sua primeira edição e afirma que o incentivo dessas práticas em pessoas de idade avançada é uma questão de cidadania. “O baile começou quando eu fazia parte da equipe do Instituto de Previdência e, desde então, buscamos sempre apoiar e incentivar a realização dessa atividade, que faz um alerta para a garantia de direitos para os idosos, em especial o direito à cultura”, pontuou.
O evento reuniu pessoas de diversos projetos e organizações de natureza esportiva, cultural e de outras áreas que atendem idosos da cidade, assim como foram abertas inscrições para pessoas não filiadas a nenhum grupo. O diretor da Uniti deu ênfase à razão social do evento. “Hoje, a Uniti é uma agregadora. Como parte da Universidade Federal do Maranhão, temos reunido todas as comunidades de São Luís nesta celebração. Queremos tirar o nosso idoso da zona de conforto para mostrar que ele também precisa ter acesso à cultura, que ele pode participar e pode celebrar a vida, principalmente depois desses anos de isolamento social por causa da pandemia. Dessa forma, esse evento tem uma representatividade muito grande do que temos vivenciado em termo de superação”, afirmou Marcos Silva.
A pró-reitora e professora Zefinha Bentivi ressaltou que o Baile da Felizidade simboliza o contato entre a academia e a população de São Luís. “É a Universidade em contato direto e permanente com a comunidade, fazendo ciência, ensino e extensão. É um trabalho que nós temos há mais de 25 anos com a Uniti, sempre em convênio com grandes parcerias como o vereador Penha, que está conosco hoje. É um grande baile, e participar é sempre uma felicidade”, enfatizou.
Confira as fotos:
Por: Orlando Ezon
Produção: Bruna Castro
Fotos: Sansão Hortegal
Revisão: Jáder Cavalcante