publicado: 29/03/2023 02h23, última modificação: 29/03/2023 15h52
Avanços em Tecnologia da Informação e na Assistência Estudantil são temas abordados em simpósio realizado em Balsas.jpg

Na segunda-feira, 27, teve início o Simpósio da Ageufma, Proec, Proaes e STI, um evento que tem sido realizado em diversos câmpus da Universidade, a fim de mostrar para os estudantes os avanços da UFMA, bem como incentivá-los e orientá-los a participar das ações, atividades e projetos realizados pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (Ageufma), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O evento teve continuidade na manhã dessa terça-feira, 28, no Centro de Ciências de Balsas (CCBl), com as apresentações do superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia, e do pró-reitor de assistência estudantil, Leonardo Soares.

Anilton ilustrou para os docentes, discentes e técnicos a revolução tecnológica na Universidade e quanto ela cresceu e evoluiu nesse quesito. Ele iniciou a apresentação falando do UFMA Mobile, um aplicativo desenvolvido pela STI, que está disponível nas lojas do Google Play e da Apple Store. O superintendente falou da infraestrutura e segurança da informação, com gráficos que mostram o crescimento da UFMA em termos de tecnologia. “Realizamos uma atualização no datacenter e nos serviços de cloud, para sustentar os Sistemas Integrados de Gestão (SIG), Educação a Distância e sustentação de serviços em cloud (nuvem). Houve uma modernização da conectividade dos câmpus do continente e da capital, com a melhoria dos pontos da rede wi-fi e da rede cabeada, melhorias no sistema de videomonitoramento, entre outras ações. Também realizamos projetos estruturantes como SEI!, votação on-line, migração de banco de dados, ingresso, diploma digital e atualização dos SIGs”, pontuou.

Segundo ele, no câmpus de Balsas, foram realizados serviços de atualização do datacenter e dos serviços de cloud, melhorias no sistema de conectividade com a manutenção na fibra óptica do centro, no access point, na telefonia VoiP, e na infraestrutura para novos serviços, para isso, foi realizado a manutenção de 90 pontos lógicos (implantação, ampliação e melhoria contínua), e melhorias na rede UFMA para realização de videoconferências.

Logo após, o pró-reitor de assistência estudantil, professor Leonardo Soares, falou do portfólio de ações da Pró-reitoria. Ele levantou questões como residência estudantil, um assunto que está em pauta, para, em breve, o CCBl ter esse auxílio; alimentação, como é o caso do restaurante universitário que, em breve, já estará em funcionamento no Câmpus de Balsas, com refeições no valor de R$ 3; transporte, atenção à saúde, inclusão digital, esporte, cultura, entre outras que são de responsabilidade da pró-reitoria.

“A assistência estudantil atende aos discentes de todos os câmpus. Atualmente, nós temos as bolsas Foco Acadêmico, Aprimoramento Acadêmico e Atleta, todas com 12 meses de duração e no valor de R$ 400. Temos também as bolsas Permanência MEC, no valor de R$ 900, que atende aos quilombolas e indígenas; moradia, que pode ser residência estudantil (moradia no câmpus) ou pecuniária (o estudante recebe R$ 400 para aluguel); auxílio creche, no valor de R$ 200, válido por 12 meses; eventos cultural, científico e esportivo nacional no valor de R$ 350 e internacional de R$ 500”, detalhou os benefícios.

[MANHÃ - 2º DIA] Simpósio da Agenda, Proec, Proaes e STI - 28-03-2023

As palestras podem ser vistas no Canal Institucional da UFMA, no YouTube