Aula inaugural do novo semestre do Mestrado em Psicologia terá palestra de professor da Universidade de Paris no dia 27 deste mês

publicado: 11/08/2021 20h52, última modificação: 12/08/2021 09h43

A Comissão de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) realizará, no dia 27 deste mês, às 10h, a aula inaugural do novo semestre letivo do Mestrado em Psicologia, que terá a participação do psicanalista e professor da Universidade de Paris, Luiz Paulo Leitão Martins. O evento discutirá os “Traumas na Pandemia” e será mediado pelo professor da UFMA Márcio José de Araújo Costa.

A pandemia abriu a oportunidade para uma interação entre instituições mundiais, conforme contou Márcio Costa. “Diante de problemáticas cada vez mais mundiais, tais como o aquecimento global antrópico, a crise política, os questionamentos por justiça global para as minorias étnico-raciais, sexuais e de gênero, e mesmo a pandemia, tema de nossa aula inaugural, é necessária a contribuição da pesquisa acadêmica de ponta em intercâmbio internacional. Tais problemáticas, eminentemente globais, são pensadas transversalmente na Universidade em todo o mundo”, explicou.

Na visão do docente, o intercâmbio de ideias contribui, então, para uma base abrangente do estudo acadêmico, em que grandes empecilhos e desafios para a análise social, como é o caso do período da pandemia da covid-19, exigem análises aprofundadas dos impactos a longo prazo na sociedade. “Nessa conjuntura, a pesquisa acadêmica deve dar sua contribuição central, talvez mesmo a mais importante, tal como a atual pandemia demonstra de maneira eloquente e insofismável”, analisou.

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque