Aula inaugural das pós-graduações apresenta e debate o uso de Inteligência Artificial Generativa no âmbito educacional

publicado: 21/03/2023 13h15, última modificação: 22/03/2023 06h25

Foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 21, a aula inaugural das pós-graduações, por meio do canal no Youtube da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (Ageufma). Ministrada pelo professor Márcio Carneiro, a aula pautou o uso de inteligência artificial no âmbito educacional, trazendo desafios e possibilidades na sua utilização.

A Inteligência Artificial Generativa (IAG), como explica o docente, busca simular a criatividade humana em vários âmbitos, como o visual, sendo capaz de gerar ilustrações por meio do programa Midjourney, ou textual, pelo GPT Chat, ferramenta capaz de realizar buscas. Porém, diferente de buscadores como o Google ou Yahoo, a ferramenta é capaz de gerar respostas sintetizadas em texto e baseadas nas preferências do usuário, que podem ser transmitidas como uma conversa em mensagens de texto.

Apesar de todas as possibilidades trazidas por essa ferramenta, o professor alertou quanto às limitações do GPT Chat, que, por vezes, pode cometer erros, uma vez que funciona em um modelo artificial que tem como base um banco de dados finito e sem conexão com a internet. Alertou também quanto à quebra do modelo de ensino aprendizado trazido pela ferramenta, uma vez que é capaz de responder a perguntas nas mais diversas áreas de conhecimento, por isso, sendo banida em diversas escolas e universidades por todo o mundo.

Como uma forma de atentar os educadores ao uso dessa inteligência na obtenção de vantagens no âmbito educacional, o professor propôs métodos para conter o uso dessa tecnologia, utilizando programas para analisar o texto e mensurar a possibilidade do uso. Todavia, como explica, talvez essas soluções não venham a valer por muito mais tempo, uma vez que essas ferramentas se atualizam de maneira muito rápida.

Em contraposição, o professor propôs o uso dessa como uma forma de enriquecer o processo de ensino, utilizando a ferramenta de uma forma interativa e natural, na construção de trabalhos que poderão ser avaliados por meio das interações feitas entre a inteligência artificial e os discentes, na extração das respostas.

Confira a aula completa:

Por: Juan Terra