Aula Inaugural da 6ª turma do PPGEEB contou com debate sobre a pesquisa interventiva

publicado: 10/06/2021 18h28, última modificação: 11/06/2021 19h38
1 | 3
2 | 3
3 | 3

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino Básico (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão realizou, na manhã de segunda, 7, com transmissão pelo canal AGEUFMA Divulgação Institucional no Youtube, a aula inaugural da 6ª turma regular do Programa e da turma especial de mestrado do Convênio de Cooperação Técnica (CCT) entre a UFMA e a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), destinado aos profissionais da rede pública de ensino do Maranhão, totalizando 65 ingressos no curso de mestrado do Programa.

A programação contou com a palestra “Afinal, o que é a pesquisa interventiva em educação?”, proferida pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) Antônio Pereira, que comentou que se sentiu muito feliz em ter recebido o convite para participar da aula inaugural do curso de mestrado do PPGEEB.

“Estamos todos vivendo uma presencialidade virtual, com uso de tecnologias da informação e da comunicação. E essa virtualidade ocupa um território de todos nós, sob um olhar subjetivo e objetivo. Não é fácil você ser docente e aluno dentro dessa virtualidade, em decorrência de vários fatores vivenciados pela sociedade durante a pandemia”, pontuou.

O docente rememorou que o precursor de classificar as ciências foi o filósofo Aristóteles, no século I (a.C), que as dividiu em três: teorética, produtiva e a prática. “A teorética busca o saber pelo saber e que busca novos conhecimentos, como por exemplo, a física e a metafísica. A produtiva produz algum artefato, material e/ou produto, como a mecânica e as engenharias. Já as práticas produzem uma ação cuja finalidade é a mudança de comportamento, como a política, a ética e a moral”, explicou.

Ele ainda explanou que, durante a Idade Média, o frade italiano Tomás de Aquino fez uma releitura da classificação das ciências segundo Aristóteles, evocando a questão da fé. “Ele anexa as ciências produtivas dentro das ciências práticas, e dentro deste tipo de ciência, estão as artes cênicas, a ética e a política. Dentro das ciências teoréticas, está a física, a matemática e a metafísica teológica. As pesquisas precisam dessas discussões e desses diálogos dentro dos espaços acadêmicos”, completou.

Por fim, ele mencionou que é preciso sistematizar todos os instrumentos abordados na pesquisa, e essa questão deve ser levada para os mestrados profissionais. “A sistematização não é inacessível, como muitos pensam. Precisamos fugir do rigor do método e adentrar na criatividade, mas sendo rigorosos. É preciso estar atento ao que foi colocado no método e informar no ato criativo o que levou a formatar uma nova abordagem de organizar, analisar e interpretar as informações obtidas. É importante frisar que, dentro dos mestrados profissionais, existe análise das informações coletadas”, finalizou.

Assista na íntegra a Aula Inaugural da 6ª turma do curso de mestrado do PPGEEB:

Por: Allan Potter

Produção: Marcos Paulo Albuquerque