Atléticas dos cursos do Centro de Ciências Sociais da UFMA participam do IV InterCCSo

publicado: 15/12/2023 10h16, última modificação: 15/12/2023 12h07

Atléticas dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) participam, até esse sábado, 16 de dezembro, dos jogos universitários IV InterCCSo, que, este ano, conta com a organização da Atlética Monarca, do curso de Ciências Econômicas. As modalidades da competição incluem futsal, handebol, basquete, vôlei, dominó, xadrez, Fifa, truco, sinuca e a nova modalidade, vôlei de praia.

O evento, que visa à integração dos discentes do prédio, proporciona competições esportivas, possibilitando o conhecimento de outras pessoas e culturas, bem como a aquisição de experiências e vivências que contribuem para a formação social dos participantes por meio do esporte, fortalecendo vínculos e melhorando as relações interpessoais.

O vice-presidente da atlética Monarca, Vinicios Socram, comenta a importância de participar de campeonatos que buscam a integração entre discentes de cursos diferentes. “A competição tem grande valia para nós, pois foi o primeiro campeonato de que participamos para aumentar a nossa interação com os outros cursos e depois conseguirmos adentrar a liga da CAMA, competição entre atléticas de toda UFMA, e ter interações com mais cursos”, expressa.

A respeito da organização liderada pela Monarca, Vinicios pontua sobre o processo de construção do campeonato e como conciliar a vida acadêmica, pessoal e afazeres da atlética para que pudesse ser visto o produto final da competição: “A organização em si foi bastante tranquila, pois podíamos organizar aos poucos enquanto fazíamos os nossos afazeres pessoais, mesmo com o início das competições e a rotina um pouco mais corrida, conseguimos entregar um trabalho satisfatório e movimentar a equipe”.

Em todas as edições, há a participação de uma atlética convidada de outro prédio para abrir interações com mais pessoas. Neste ano, a Carcará, do curso de Ciências Biológicas, foi convidada a participar, visto que não houve a competição “InterCCBS”, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

Para Fernanda Daphiny, vice-presidente da Cerberus, atlética de Comunicação Social, a competição é um momento de confraternização e construção de vínculos interpessoais entre alunos de diferentes cursos que podem vivenciar momentos dentro da Universidade além do compromisso acadêmico: “A faculdade requer estudos, trabalhos, apresentações e milhares de obrigações para o preparo profissional, e o acúmulo disso se torna maçante, então a atlética vem como um momento de lazer, de entretenimento e de exercícios físicos na vida do estudante acadêmico para trazer essa leveza no dia a dia, além de promover a interação e integração entre os colegas de curso”.

Ela ainda complementa sobre o que o InterCCSo representa para a Cerberus: “O InterCCSo é um dos momentos mais aguardados pelos nossos atletas. É uma competição exclusiva entre os cursos do prédio do CCSo, com a participação de uma atlética de fora, então se torna bem especial por sermos da casa. Portanto participar dos jogos representa união e determinação entre os estudantes do curso de Comunicação desde o período dos treinos e preparativos até os dias de jogos em que nos unimos para jogar e agitar uma torcida muito apaixonada. Inclusive, até gostaria de aproveitar a oportunidade para um agradecimento especial à diretora do CCSo, professora Lindalva Martins, por apoiar nossas competições, os trabalhos que as atléticas vêm desempenhando no cotidiano acadêmico dos alunos e por nos dar liberdade para conseguirmos produzir bons frutos” destaca.

As equipes participantes da quarta edição dos jogos foram: Alexandria, de Biblioteconomia; Cacique, de Ciências Contábeis; Carcará, de Ciências Biológicas; Cerberus, de Comunicação Social; Monarca, de Ciências Econômicas; Excalibur, de Hotelaria; Lendária, de Direito, e Soberana, de Administração.

A competição terá seu encerramento nesse sábado, 16,  no Núcleo de Esportes da UFMA, a partir das 9h.

Saiba mais

As atléticas são organizações estudantis de caráter esportivo responsáveis por incentivar o esporte dentro das universidades. Para isso, trabalham como organizadores de eventos e campeonatos. A atlética universitária é uma organização composta e administrada por discentes de um ou mais cursos, surgindo da vontade e do interesse dos estudantes.

Por: Karina Soares

Produção: Alan Veras