Notícias

Atlética de Odontologia realiza mutirão de doação de sangue junto com o Hemomar

publicado: 31/03/2023 11h02, última modificação: 31/03/2023 14h12

“A doação é um ato de amor, e o Hemomar carece muito, por isso precisamos da sensibilização de cada doador”, declarou a  professora Maria Áurea Lira Feitosa, lotada no Departamento de Odontologia I, que elogiou o mutirão de doação de sangue realizado na quinta-feira, 30, no auditório do Prédio de Odontologia do Câmpus São Luís. A iniciativa partiu da Atlética Curare e contou com o apoio da Liga Acadêmica de Anatomia Humana (Laanato), ambas do curso de Odontologia do respectivo câmpus. 

A presidente da Curare, Marina Nascimento Dantas, explica que, já há algum tempo, a organização pretendia realizar uma ação social para alcançar diversos públicos, como crianças e idosos, porém, com a constante demanda por sangue, foi firmada uma parceria com o Hemomar. Maria Júlia Marques Cruz Bogea, vice-presidente da Atlética, reafirmou o compromisso dos discentes do curso, por serem estudantes da área da saúde. “Devemos prezar sempre pela saúde e bem-estar de todas as pessoas, não apenas no âmbito da odontologia. Trouxemos esse evento também como uma forma de proporcionar ajuda não só da UFMA, mas de todo o estado”, pontuou.

A professora Maria Áurea Lira Feitosa, lotada no Departamento de Odontologia I, também definiu o momento como fundamental, uma vez que, em suas palavras, é uma causa muito nobre para todos os discentes e docentes, não só do curso de Odontologia, mas para toda a Universidade. Rebeca Aguiar de Paula Costa, discente do curso de Biblioteconomia, doou pela primeira vez no evento e destacou a importância desse ato, não só na doação, mas também como um incentivo a outras pessoas fazerem o mesmo. 

A Atlética também informou que a iniciativa se faz necessária também pelo fato de que, sempre no início do ano, devido aos feriados e pelo maior número de tráfego nas estradas, os acidentes de trânsito aumentam, o que faz com que cresça a demanda por bolsas de sangue nos hospitais. Além disso, nos meses de dezembro a janeiro, as doações no Centro caem drasticamente, levando o estoque a níveis críticos.

Confira as fotos das doações:

Liga Acadêmica de Anatomia Humana realiza mutirão de doação de sangue - 30-03-2023

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras   

Revisão: Jáder Cavalcante

Fotos: Karla Costa

registrado em: