Assinado Termo de Concessão de Estágio para o curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA

publicado: 25/05/2022 13h56, última modificação: 25/05/2022 18h25

Na manhã desta quarta-feira, 25, foi assinado o Termo de Concessão de Estágio entre a Universidade Federal do maranhão e o Centro de Lançamento de Alcântara. O ato foi oficializado com as assinaturas do reitor Natalino Salgado e do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, Fernando Benitez Leal.O estágio, na modalidade curricular obrigatório não remunerado, será ofertado pelo curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA a partir de agosto deste ano, com duração de 160 horas.

Cinco alunos do curso farão o estágio inicialmente, cujas atividades serão desempenhadas principalmente no Sítio de Raposa, de posse do CLA e que consiste em uma pequena base do Centro de Lançamento no município. Também serão feitas ações acadêmicas na própria base em Alcântara eventualmente, segundo o coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial, Carlos Brito.

“É um convênio emblemático, porque o CLA tem essa aproximação com o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia voltado para o curso de Engenharia Aeroespacial, em que cinco alunos terão oportunidade de experimentar, na prática muitos dos conhecimentos que estão vendo hoje na sala de aula e aumentar a expertise, de forma a contribuírem, mais à frente, com o programa Espacial Brasileiro”, destacou o coordenador.

O estágio visa complementar o ensino e a aprendizagem da prática, gerando o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, por meio da participação em situações reais de vida e de trabalho, em que, caso acordado em novos convênios, pode até mesmo ser expandido a outras áreas da UFMA posteriormente, segundo a descrição no documento assinado na manhã desta quarta-feira.

Assinatura do termo de estágio da engenharia aeroespacial entre UFMA e CLA - 25-05-2022

Segundo o diretor do CLA, o Sítio da Raposa contém instalações para estudo prático de telemetria e radar, em que os estudantes poderão participar das equipes e conhecer toda a cadeia de lançamento: como é feito, como é acompanhado, como ocorre a interação entre as equipes de trabalho, empresas e órgãos governamentais.

“Nós estamos favorecendo para que pessoas do Maranhão sejam capacitadas no próprio estado para trabalhar no setor espacial. De alguma forma, estamos contribuindo com essa formação, para que estes profissionais novos tenham a experiência necessária para atuarem em diversas empresas. O CLA se pôs à disposição para que ocorra este estágio”, declarou Benitez.

O reitor Natalino Salgado celebrou a assinatura do convênio e destacou o esforço da Universidade para a formação de recursos humanos locais para as operações aeroespaciais brasileiras. “É um prazer receber a equipe do CLA. Este momento é muito significativo para consolidar essa parceria que engloba toda as ciências, que nos permite estar neste processo. Eu entendo que é uma política de desenvolvimento e de soberania nacional”, declarou.

Por: Luciano Santos