Notícias
As potencialidades e riquezas da Baixada Maranhense são tratadas em curso de extensão na UFMA
Coordenado pelos professores Manoel de Jesus Barros Martins, do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Raimundo Inácio de Souza Araújo, do Colun e do Mestrado Profissional de História da UFMA, o curso de extensão “Baixada do Maranhão - Ditos e escritos” iniciou-se esta semana com o objetivo promover um diálogo entre estudiosos da Baixada Maranhense, baixadeiros (pessoas naturais da Baixada Maranhense), simpatizantes da região, e integrantes do curso de História e de outros cursos de graduação da UFMA e do Colégio Universitário (Colun), mostrando as potencialidades e riquezas das cidades da Baixada.
Os dois encontros ocorridos nos dias últimos dias 6 e 7 de maio foram os primeiros dos trinta que ocorrerão ao longo do ano letivo de 2025, de forma presencial e remota pelo canal da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFMA, no Youtube.
O curso de extensão estabelece uma ponte entre o conhecimento acerca dessa região do Maranhão e a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. “O objetivo do projeto é apresentar a Baixada do Maranhão tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade em geral por meio de palestras realizadas por autoras e autores baixadeiros ou estudiosos dessa região”, apontou Manoel de Jesus Barros Martins, um dos coordenadores do curso.
A proposta é que profissionais de diversas áreas, como História, Geografia, Letras e Artes, autoras ou autores, originários ou estudiosos do ambiente baixadeiro, apresentem seus trabalhos e estudos tendo por pano de fundo aspectos da Baixada Maranhense, de forma a mostrar as várias perspectivas da região.
O curso, que é aberto para qualquer pessoa interessada, no primeiro semestre de 2025, será realizado regularmente às terças e quartas-feiras. Serão ofertadas apenas 35 vagas presenciais e ilimitadas na forma remota. Para efeito de certificação, as inscrições devem ser feitas por meio do SIGEVENTOS, disponível aqui.
Primeiros encontros
O seminário “Arqueologia, Memória e História”, que contou com os palestrantes: Alexandre Guida Navarro; Dayse Marinho Martins e Flávio José Silva Soares, marcou o início do curso de extensão “Baixada do Maranhão - Ditos e escritos”. Os temas tratados pelos pesquisadores remontou alguns aspectos da história da Baixada Maranhense.

No dia 7, o curso promoveu uma roda de conversa sobre os temas “Benditas mezinhas, que curam a bendita Baixada: garrafadas, lambedores, infusões, xaropes, emplastros, gororobas”; “Baixada Maranhense: memórias ribeirinhas e Imagens da presença jesuítica em Viana: São Bonifácio do Maracu”, com os palestrantes baixadeiros José Carlos Gonçalves Filho, Expedito Nunes Moraes e Flaviomiro Silva Mendonça.
O próximo encontro presencial do curso é no dia 13 de maio, a partir das 14h30, no Auditório da Superintendência de Tecnologia da Informação, na UFMA. Para acompanhar a programação dos encontros, acesse o Instagram do curso aqui.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: divulgação
Revisão: Jáder Cavalcante