As inscrições para o processo seletivo da especialização em Tecnologia de Foguetes encerram-se amanhã, 23.

publicado: 22/07/2024 11h17, última modificação: 22/07/2024 15h26
As inscrições para o processo seletivo da especialização em Tecnologia de Foguetes encerra amanhã, 23.

Encerra-se amanhã, 23, o prazo das inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Tecnologia de Foguetes.  A inscrição é gratuita e está sendo realizada, exclusivamente, de forma eletrônica, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Conheça o edital completo aqui!

O curso de especialização em Tecnologia de Foguetes tem por objetivo promover o conhecimento prático e acadêmico de profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor de sistemas aeroespaciais. A especialização profissionalizante visa capacitar os participantes para o projeto de lançadores de nanossatélites.

O curso destina-se a profissionais graduados em Engenharia, Física, Química e áreas afins. Serão disponibilizadas vinte vagas, incluindo um percentual mínimo de 30% para ações afirmativas, conforme a Resolução CONSEPE nº 3058/2023 da UFMA. Além disso, serão reservadas 20% das vagas para servidores técnico-administrativos em educação efetivos da UFMA, sem prejuízo das vagas de ampla concorrência.

A especialização será oferecida no formato presencial e terá duração de 18 meses, incluindo o período para a elaboração das monografias. A carga horária total é de 620 horas, distribuídas em três módulos: Disciplinas teóricas, seminários e workshops, totalizando 400 horas; Concepção de projetos com atividades práticas, totalizando 160 horas e; Apoio ao trabalho de conclusão de curso (TCC) por meio de seminários, totalizando 60 horas.

As aulas serão realizadas no turno diurno, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Pedagógico Paulo Freire, no câmpus da UFMA em São Luís.

Para a inscrição, os candidatos deverão fornecer todos os dados exigidos no formulário de inscrição on-line e anexar os documentos comprobatórios digitalizados em formato PDF, incluindo: cópia da Carteira de Identidade e CPF, ou equivalente; diploma de graduação (ou Declaração de Conclusão de Curso); histórico escolar do curso de graduação; currículo Lattes atualizado; carta de apresentação (motivação, objetivos e visão do candidato); declaração de vínculo atualizada emitida pelo SIGRH, para servidores da UFMA.

A seleção será realizada por meio de análise de currículo, considerando a formação acadêmica, histórico escolar, participação em projetos de pesquisa, produção técnica e científica, participação em eventos técnicos e experiência profissional. A pontuação final será a soma dos pontos ponderados por critérios definidos no edital, e as vagas serão preenchidas na ordem decrescente da pontuação dos candidatos.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na coordenação do curso, por meio do e-mail aeroespacial@ufma.br. Para mais detalhes, acesse o edital completo no site da Ageufma.

Por: Lucio Silva/Ageufma

Revisão: Jáder Cavalcante