Artigo de professor da UFMA de São Luís é publicado em revista internacional

publicado: 02/05/2023 09h17, última modificação: 02/05/2023 15h17
Artigo de professor da UFMA é publicado em revista internacional

O professor Celso Henrique Leite Silva Junior, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da UFMA, teve seu artigo intitulado "Brazilian Amazon indigenous territories under deforestation pressure" recentemente publicado pelo periódico científico internacional Scientific Reports. Envolvendo pesquisadores do PPGBC e de outras instituições do Maranhão, o estudo mostra o aumento recente no desmatamento dentro de territórios indígenas situados na região Amazônica.

De acordo com o professor Celso Henrique, a pesquisa foi desenvolvida com base em dados públicos de desmatamento e alertas de desmatamento, produzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). "Depois da coleta desses dados, nós utilizamos técnicas de geoprocessamento e estatística para analisar o desmatamento dentro e fora das terras indígenas ao longo do tempo", explicou. Os resultados obtidos apontaram que o desmatamento dentro dos territórios indígenas (TIs) da Amazônia brasileira aumentou 129% desde 2013.

O enfraquecimento de instituições responsáveis pela fiscalização ambiental (Ibama) e de questões indígenas (Funai), continua o professor, são fatores que contribuem para esse quadro, pois permitem o aumento de atividades ilegais como exploração madeireira e mineração nesses territórios. "A contenção do desmatamento em territórios indígenas deve ser uma prioridade, não só para o governo brasileiro garantir a esses povos o seu direito constitucional à terra, mas também assegurar a importante contribuição dessas áreas para a regulação do clima global”, ressaltou.

A fim de resolver o problema do desmatamento nas TIs da Amazônia Brasileira, o artigo sugere o envolvimento de comunidades indígenas em processos de tomada de decisão e a revogação de leis e normas que levaram a reveses ambientais. O professor enfatizou a liderança de pesquisadores maranhenses na produção do artigo. "Isso mostra a qualidade e capacidade dos cientistas maranhenses em fazer ciência de ponta com impacto social", afirmou.

Admo Ramos Silva Júnior, discente do PPGBC e aluno do professor Celso Henrique, colaborou com a criação e preparação do banco de dados de desmatamento utilizado no estudo. Para o pesquisador, o artigo é de extrema importância, já que destaca a relação entre a diminuição da proteção e dos direitos dos indígenas e o aumento da atividade ilegal de desmatamento."Essas descobertas são cruciais para sensibilizar os formuladores de políticas e a opinião pública sobre a necessidade urgente de proteger as terras indígenas e garantir os direitos dos povos indígenas no Brasil", pontuou.

Leia o artigo na íntegra

Por: Orlando Ezon