UFMA aprova o primeiro Doutorado em Meio Ambiente do Maranhão

publicado: 05/06/2023 15h09, última modificação: 05/06/2023 22h30
Aprovado primeiro Doutorado em Ciências Ambientais do Maranhão

No último 17 de maio, o Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rede PRODEMA aprovou, por unanimidade, a proposta de adesão da UFMA à Rede, com proposta coordenada pelo docente Leonardo Silva Soares e uma Comissão formada pelos docentes Profs.Arkley Marques Bandeira, James Werllen de Jesus Azevedo e Samara Aranha Eschrique, lotados no Departamento de Oceanografia e Limnologia.

O Curso de Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA já conta com oito universidades públicas, e a UFMA vem suprir a lacuna de estudos ambientais na transição entre o Nordeste e a Região Amazônica. A participação da UFMA na rede PRODEMA já era esperada desde a aprovação do Mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade, ocorrido em 2020, e o seu ingresso à rede PRODEMA vai permitir a abertura da primeira turma de doutorado acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Maranhão em 2024.

Com a Área de concentração em Desenvolvimento e Meio Ambiente, a Rede PRODEMA tem como missão institucional a geração de conhecimento em base interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento sustentável no contexto do Nordeste do Brasil. O modelo de desenvolvimento ainda predominante nesta região se caracteriza pela degradação dos recursos naturais, da cultura e das condições sociais. Faz-se necessária a formulação e instauração de estratégias de desenvolvimento baseadas em alternativas tecnológicas inovadoras e de gestão do patrimônio natural e cultural.

Trata-se de um doutorado, cuja matriz interdisciplinar é focada em abordagens críticas e sistêmicas para a construção de um desenvolvimento atento às necessidades regionais e às demandas reprimidas de qualificação de recursos humanos no Nordeste.

Na mesma linha, o Doutorado PRODEMA da UFMA tem como foco a promoção e formação continuada de mestrandos em diferentes áreas de formação em uma perspectiva interdisciplinar, como também fomentar o ensino, pesquisa e extensão, com vistas a potencializar os recursos humanos e formar profissionais nas áreas das ciências ambientais para atuarem no enfrentamento dos problemas oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento nas regiões costeiras do Maranhão e do Nordeste do Brasil.

Além disso, a perspectiva é suprir a carência de profissionais qualificados com visão acadêmica integradora e participativa, mas com capacidade de atuar no mercado de trabalho, dadas as evidências das lacunas existentes associadas às peculiaridades regionais da zona costeira localizada nesta importante região brasileira.

Assista a entrevista realizada pela Rádio Universidade FM com o Pós-Doutor em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem, pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Leonardo Soares.

CLIQUE AQUI ou assista abaixo: