Aprendizagem artística: curso de Teatro da UFMA realiza oficina de Teatro de Sombras

publicado: 22/07/2024 12h14, última modificação: 22/07/2024 13h40

Com a temática Teatro de Animação, o curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) organizou, recentemente, a oficina Teatro de Sombras, no Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão (Cresol). A ideia da oficina foi incentivar, de forma lúdica, a criação de histórias, aprimorando métodos de criatividade artística com a produção de narrativas envolventes aos alunos e participantes.

A oficina de Teatro de Sombras foi uma ação de extensão e pesquisa desempenhado pelos alunos Márcio Cardoso e Rafael Lobato, realizando monitoria sob orientação da professora Rayana Roberta. Ambos os estudantes estão na disciplina de Teatro de Formas Animadas. Com as sessões de Teatro de Sombras, Teatro de Bonecos e Teatro de Máscaras, a oficina desenvolveu aprendizados sobre papietagem, pintura, produção de silhueta, colagem com papel vegetal na caixa cênica e produção de roteiro. Cada sessão visou a uma oportunidade essencial para desenvolver técnicas de narração visual, explorando possibilidades oferecidas pela arte da silhueta projetada na caixa cênica.

A realização da oficina ampliou a difusão do conhecimento artístico, multiplicando os conteúdos do curso para estudantes da UFMA. A atividade contou com a presença do projeto de extensão Saúde EnCena, um grupo que visa promover estratégias na educação em saúde por meio da prática teatral na modalidade de ensino-aprendizagem criativa e participativa.

“O grupo Saúde EnCena, após a aprendizagem na Oficina de Teatro de Sombras, realizou apresentação no Hospital Aldenora Belo, no dia 16 de julho, que foi acompanhada pelo discente de Teatro Márcio Cardoso.

"Essa ação reforça a importância do ensino, da pesquisa e extensão. Além do diálogo entre os cursos, a oficina contribuiu para a difusão do Teatro de Sombras para ser trabalhado por outras áreas de conhecimento. A Coletiva Teatrar tem um papel fundamental na produção do Teatro de Formas Animadas, porque estão levando suas ações para a Universidade e comunidades”, enfatizou a professora do curso em Licenciatura e Teatro Rayana Roberta.

O encerramento da oficina, que ocorreu com uma apresentação pública no Espaço Morada das Artes, localizado no Centro Histórico de São Luís, os participantes puderam dominar não somente novas habilidades artísticas, mas também alcançar uma compreensão mais aprofundada sobre a prática teatral e sua importância como transmissão de interações por meio de ações educativas.

Por: Camilla Fernanda