Notícias
SIMPÓSIO EM CHAPADINHA E SÃO BERNARDO
Apoio e permanência estudantil: fomento de bolsas e auxílios para discentes da UFMA
Para permanecer na Universidade, não basta apenas conquistar a classificação no vestibular, mas também, partindo da própria instituição, receber o incentivo para aquele aluno que, geralmente, não possui condições financeiras suficientes para estudar. Neste sentido, o pró-reitor de Assistência Estudantil (PROAES), professor doutor Leonardo Soares, apresentou, nos Simpósios em Chapadinha e São Bernardo, que se iniciaram no dia 25 e vão até 28 de abril, ações e dados de investimentos em diversos tipos de atendimento aos estudantes, desde bolsas e auxílios até o amparo com atendimento psicológico.
“De todas as ações apresentadas aqui, podemos destacar a atuação de forma bem-articulada e integrada em diversos segmentos. Então, fomentamos as bolsas e os auxílios para os nossos estudantes mais vulneráveis como, por exemplo, a bolsa aprimoramento acadêmico, o auxílio creche, bolsa permanência do MEC. O PROAES também garante subsídios para o restaurante universitário mantendo o preço a três reais para os estudantes, aqui na cidade, garantindo ainda para aqueles estudantes, que são mais vulneráveis, tenham também a gratuidade no restaurante”, ressaltou o pró-reitor.
Entre as formas de articulação da PROAES com os câmpus do continente, foram elencadas na apresentação as Bolsas e auxílios, RU, RE, Educação e Saúde, Esporte e Lazer. Entre as modalidades de bolsas, temos o Bolsa Atleta, ofertando R$ 400 por 12 meses; o auxílio Permanência MEC que oferta R$ 900 reais para quilombolas e indígenas, cada um; e o Auxílio inclusão digital com empréstimo e pacote de dados para acesso a internet.
“Fazemos um esforço junto ao reitor Natalino Salgado para atender às demandas. Então, fazemos uma forte articulação para garantir a manutenção e os investimentos no Restaurante Universitário dos câmpus, por exemplo, mantendo um valor acessível a toda a comunidade acadêmica. Em decorrência de uma demanda que foi apresentada pelo Centro de Chapadinha, em 2021, conseguimos subsidiar a ida dos estudantes da cidade ao Agro Balsas, com todo o planejamento feito com a liberação do ônibus e de um auxílio financeiro para os estudantes. Estamos juntos também articulando mais recursos para essa recomposição da assistência estudantil, para que possamos corrigir o valor das nossas bolsas e ampliar as nossas ações, garantindo, assim, a permanência e o sucesso dos nossos estudantes na nossa instituição”, frisou.
Por: Aline Alencar
Foto: Aline Alencar
Revisão: Jáder Cavalcante