Notícias

APLICOM EX: UFMA realiza evento voltado para o uso prático da IA na comunicação

publicado: 27/05/2025 09h09, última modificação: 28/05/2025 11h43
O Aplicom EX foi uma mostra do Aplicom 2025, que ocorre de 27 a 29 de maio, no Centro de Ciências Sociais (CCSo), em São Luís
APLICOM X: UFMA realiza evento voltado para o uso prático da IA na comunicação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional (PPGCOMPRO) e o Núcleo de Inteligência de Dados (NID) realizaram, nessa segunda-feira, 26, o Aplicom EX, com demonstrações de diversas aplicações usando Inteligência Artificial Generativa. O evento, que teve como público profissionais do mercado de diversas áreas, como comunicação e empreendedorismo, foi uma oportunidade de apresentar as aplicações desenvolvidas no NID; promover uma interação entre profissionais e especialistas da área; sanar dúvidas e explorar possibilidades reais de integração da inteligência artificial à rotina profissional.

Segundo Márcio Carneiro, coordenador do NID e do PPGCOMPRO, a proposta do encontro foi oferecer experiências interativas. “A ideia é trazer para as pessoas uma tecnologia que está chegando muito forte, todo mundo fala de IA, mas a maioria das pessoas não sabe do que está falando, então aprende no YouTube, usa chat GPT sem saber direito, então a gente está trazendo aplicações para uso profissional, para a área de jornalismo, para negócios, para empreendedorismo e oferecendo para as pessoas a oportunidade de testar, tirar as dúvidas, conversar com quem está desenvolvendo para uso profissional. É isso que a gente vai mostrar aqui, o trabalho do NID, do Núcleo de Inteligência de Dados”, explicou o coordenador.

Durante o evento, Márcio apresentou o uso prático da tecnologia, depois os participantes puderam testar as aplicações junto com os demonstradores. Entre os destaques do evento, a presença de Fernando Moreira, coordenador do GT de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), que apresentou aplicações voltadas para a área de vídeo. A equipe do NID abordou aspectos de processamento de dados com IA.

Adalberto Melo, diretor de jornalismo da TV Difusora, acompanhou toda a apresentação e destacou a produção da Universidade, que já é significativa no âmbito teórico, na pesquisa aplicada, com soluções para todos os segmentos. “Estou aqui interessado como egresso da pós-graduação da UFMA, mas também com alguém que está no mercado hoje e que entende que todos esses experimentos que são feitos, todos esses modelos apresentados, essa possibilidade de ter uma amostra, de você ter um universo imenso, de uma contribuição de professores, de alunos também, de programas que já foram testados e validados também, e isso auxilia muito, porque você tem, em um único lugar, uma série de experimentos, você consegue testar uma série de soluções para o mercado em diversas áreas”, pontuou.

Já Geraldo Pimentel, que presta consultoria, assessoria em gestão pública para a área de educação, considerou o evento fundamental para avançar no uso da IA com uma perspectiva mais profissional. ““A gente considera que o evento é fundamental para quem quer ter um contato mais profissional com as inteligências artificiais. E, pelo leque de possibilidades que o professor Márcio está demonstrando, a gente acredita que agora a gente tem condições de partir para um uso mais profissional das inteligências artificiais”, observou o gestor.

A estudante de administração da UFMA e colaboradora na Copiar Tecnologia, Carolina Frota, refletiu sobre a possibilidade de se atualizar: “Eu gostei muito pela necessidade, tanto como estudante, como trabalhadora, de me atualizar das coisas que estão rolando. E é como foi dito aqui: a gente não vai perder o nosso lugar no mercado, mas, sim, a gente tem que saber usar... Não está sendo proposto para não perder lugar para quem sabe usar”.

O Aplicom EX abriu caminho para o Aplicom 2025 e antecipou debates fundamentais sobre o uso ético, eficaz e estratégico da IA na comunicação. Representou ainda uma oportunidade única para profissionais se aproximarem de tecnologias emergentes com suporte qualificado, em um ambiente que privilegia a experimentação e o diálogo com quem está na linha de frente do desenvolvimento.

Aplicom: pesquisa aplicada em comunicação

O II Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação (Aplicom) tem início hoje, 27, focado na pesquisa voltada para aplicações práticas, como explica o professor Márcio: “Na Comunicação, a gente tem muita teoria, mas a pesquisa aplicada, para gerar produto, para olhar para o mundo real, para resolver coisas, a gente faz no nosso programa, que é um programa profissional, o PPGCOMPro. E o Aplicom é o evento oficial do programa, serão três dias falando disso”.

O Aplicom ocorre no miniauditório do CCSO e uma programação remota, que contará com painéis sobre TV 3.0, IAG e comunicação organizacional, além de seis oficinas práticas, como arte, podcast e muito mais.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: