Notícias

Amigo Sangue Bom: UFMA e Hemomar promovem campanha de doação de sangue e medula óssea

publicado: 13/03/2024 09h34, última modificação: 05/04/2024 16h21
Amigo Sangue Bom: UFMA e Hemomar promovem campanha de doação de sangue e medula óssea

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e a Divisão de Qualidade de Vida (DQV/Progep), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), estão promovendo a campanha “Amigo Sangue Bom”, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março, das 9h às 17h, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire. 

A ação, que faz parte da programação da Semana de Acolhida como “Trote Solidário", propõe conscientizar a comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados) a respeito da importância da doação de sangue e medula óssea. Durantes os três dias, uma equipe técnica do Hemomar vai viabilizar a doação de sangue, além de realizar o cadastro de interessados para doação de medula óssea. 

O professor adjunto do Departamento de Saúde Pública da UFMA e assessor da reitoria, Carlos Leonardo, comentou sobre as articulações para a realização da campanha de doação: “A iniciativa surgiu por meio da parceria da UFMA com a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, com o objetivo de levar ações de saúde à comunidade universitária. O seu principal objetivo é aumentar o estoque de sangue e medula óssea no Hemomar, por meio da doação, ajudando a salvar muitas vidas, e promover uma ação de solidariedade, fomentando a responsabilidade social e o fortalecimento da articulação ensino-serviço com a vinda de ações de saúde para UFMA”. 

O esvaziamento dos bancos de sangue gera consequências perigosas, ocasionando na suspensão de cirurgias e comprometimento de saúde em pacientes em tratamento de câncer ou doenças hematológicas que dependem de transfusões regulares. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas. Já a doação de medula óssea é um ato de solidariedade que pode ajudar os pacientes que têm o transplante como única chance de cura, além das chances de compatibilidade entre doador e paciente aumentarem caso façam parte da mesma população de origem. 

Para doar 

Entre os requisitos básicos para a doação de sangue estão apresentação de documentação oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (jovens entre 16 e 17 anos só doam mediante consentimento formal do responsável legal); pesar acima de 50kg; dormir bem nas 24 horas anteriores à doação; não estar em jejum e não ingerir bebidas alcoólicas até 12 horas antes da coleta do material.

Já para o cadastro como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em um bom estado geral de saúde e não possuir nenhuma doação infecciosa através do sangue. 

Você pode conferir mais informações sobre os requisitos para doação de sangue e de medula óssea aqui e aqui.

Por: Gabriel Jansen

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: