Alunos e docente do Câmpus de Grajaú têm pesquisa divulgada em revista internacional

publicado: 03/10/2022 12h21, última modificação: 03/10/2022 19h53

O artigo científico “Análise química do solo no lixão inativo na cidade de Grajaú-MA” foi publicado na revista acadêmica internacional Research, Society and Development. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências de Grajaú e foi publicada no dia 18 deste mês, em que trata dos impactos de um manejo incorreto dos sólidos urbanos, o que gera muitas consequências na saúde pública e meio ambiente da cidade de Grajaú.

A pesquisa foi realizada entre a professora Ionara Passos e os alunos Nauane Sousa, Ruan Bastos, Égila Assunção, Hildelayne Ferreira, na disciplina “Química Ambiental”, do curso de Ciências Naturais – Química. O trabalho propõe uma forma alternativa de coleta de resíduos sólidos na cidade de Grajaú, por meio da manta geotêxtil em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que, apesar de cara, é a maneira ideal para reduzir os impactos sofridos na referida área.

A pesquisa teve enfoque em lixões inativos de Grajaú, que não têm aterros sanitários. A aluna Nauane Sousa relatou que o artigo surgiu do último trabalho da disciplina mencionada, com a orientação da professora Ionara Passos, em que Nauane já havia observado o local antes, mas o aprofundamento sobre o que ocorreu no lugar só veio com a pesquisa.

Além de referências bibliográficas, ela realizou visitas na área onde eram depositados os resíduos sólidos anos atrás. Nessas visitas, foram feitas anotações da situação do local, analisadas nos resultados, e debates dos dados coletados. Também foram recolhidas amostras de quatro pontos localizados no lixão.

Também foram utilizados uma escavadeira, para retirar as amostras de três profundidades locais, e o Alfakit, que envolve equipamentos para análise de água, solo, entre outros. Para mais informações, acesse o artigo.

Por: Jarina Milena

Produção: Alan Veras