Alunos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia foram premiados em evento nacional

publicado: 28/11/2023 14h45, última modificação: 28/11/2023 20h20

Jardel dos Santos Silva, Handreza Régia Santos Siqueira Campos, e Camilla Galana, discentes pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), foram premiados na XXIV Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). A reunião é um evento tradicional que ocorre anualmente, de forma itinerante, em cidades das regiões Nordeste e Norte, com o objetivo de promover a integração regional e a divulgação científica, reunindo estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da área odontológica e ciências relacionadas.

Recebendo o prêmio de 1º lugar na categoria tema livre profissional, o doutorando Jardel dos Santos Silva, em seu trabalho, explorou a efetividade do clareamento dental de consultório com luz violeta quanto à estabilidade de cor, microdureza do esmalte e segurança biológica, em pesquisa homônima. Jardel destacou que o estudo, conduzido na UFMA, comparou diferentes técnicas de clareamento dental, com foco especial nos resultados clínicos e na avaliação da segurança biológica do uso de luz tipo LED violeta.

“Nossa participação em eventos científicos, como a SNNPqO, proporciona para nós oportunidades valiosas para estabelecer contatos com pesquisadores de outras instituições. Esse intercâmbio de ideias e experiências contribui significativamente para o nosso aprimoramento nos métodos científicos e o estabelecimento de possíveis colaborações futuras”, analisou Jardel.

Também na categoria tema livre profissional, a mestranda Handreza Régia Santos Siqueira Campos foi premiada com o 3º lugar com seu estudo intitulado “Violência contra a mulher: Análise de lesões corporais e distribuição dos danos craniofaciais periciados em tempos de pandemia da covid-19, no IML-MA”.

A mestranda explica que os principais objetivos do estudo foram verificar a influência da pandemia sobre os registros de lesões em mulheres vítimas de violência e estimar a prevalência e a distribuição dos danos craniofaciais de acordo com a região anatômica. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da UFMA, profissionais do Instituto Médico Legal do Maranhão (IML-MA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA). A discente revela que a participação em eventos científicos permite o contínuo desenvolvimento de habilidades de comunicação e o estabelecimento de networks com profissionais de diversas especialidades e de diferentes regiões do país, que se fizeram presentes no evento.

A mestranda Camilla Galana recebeu menção honrosa na categoria painel profissional com o seu trabalho “Conservação de dente decíduo após fratura radicular com o uso de contenção flexível: relato de caso”. A discente enfatiza que o trabalho apresentado aborda uma alternativa de intervenção clínica mais conservadora em casos de trauma dentário. A discente destaca que o evento possibilitou um espaço para a divulgação de produções dos cursos de graduação e pós-graduação.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro