Alunos do curso de Comunicação Social produzem revista Geração Coca-Cola

publicado: 27/02/2024 13h50, última modificação: 28/02/2024 12h00
Temas atuais como comunicação comunitária, economia, mídias digitais, filmes, música tecnologias de imersão e práticas comunicativas estão presentes no trabalho.
Alunos do curso de Comunicação Social produzem revista científica Geração Coca-Cola

Prática de leitura, produção de textos acadêmicos e análise textual são alguns dos objetivos propostos para a disciplina de Laboratório de Produção Textual, ofertada para alunos matriculados no primeiro período do Curso de Comunicação Social da UFMA, Câmpus São Luís. Assim, surgiu a revista Geração Coca-Cola, produzida pelos próprios alunos, sob orientação da professora Regysane Botelho, Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e graduada em Letras pela UFMA.

A revista propõe a oportunidade de os discentes ampliarem habilidades para a produção, trabalhando as características textuais próprias da divulgação científica: “O objetivo foi que eles pudessem escrever sobre temáticas de pesquisa na área da comunicação, desenvolvidas pelos professores do departamento do curso, em um suporte que permitisse a leitura dos textos para além da sala de aula”, explicou Regysane.

Lídia Rebecca, discente da disciplina, conta como foi sua jornada no processo de escrita: “Primeiro, passamos pelo processo de entender o que seria um texto de divulgação científica, pois ainda não conhecíamos o modelo. Além de ser um trabalho em grupo, o requisito era escolher um tema com que nos conectássemos para poder escrevê-lo”, aponta.

O grupo de Lídia teve por referência o artigo “Afroempreendedorismo feminino como processo comunicacional”desenvolvido pelos professores Ramon Bezerra e Larissa Baia, onde ressaltam a importância da evolução das mulheres negras no mercado de trabalho: “Nós vivemos em um país construído pelo sangue de mulheres negras e, por meio do afroempreendedorismo feminino, elas conseguem ter seu próprio negócio, tiram seu sustento e mostram que, por mais que tentem, não podem apagá-las”, comenta a discente.

Outro tema escolhido pelos alunos foi a comunicação comunitária, tendo por base o artigo “TAMBOR RUFANDO: Outra Comunicação é Possível?, do professor Ed Wilson. “Tivemos contato com o assunto no 3º Seminário de Comunicação & Poder no Maranhão. Agências como a Tambor têm o dever de viabilizar as vozes de quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco, artistas, universitários e todos aqueles que têm sua voz silenciada nas grandes mídias”, ressalta Hillary Eduarda, estudante de Jornalismo.

O trabalho didático reúne catorze textos, e interessados podem observar o resultado da produção por meio do link.

Por: Karla Costa

Produção: Sarah Dantas