Alunos do Centro de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia recebem o grau em cerimônia referente a 2021.2, transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube

publicado: 25/03/2022 15h49, última modificação: 25/03/2022 19h39

A Universidade Federal do Maranhão realizou, no dia 18 de março, a solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), referente ao segundo semestre de 2021. A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera, que representou o reitor Natalino Salgado na ocasião. A colação foi transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A mesa virtual da solenidade foi composta também pelo pró-reitor da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; pela superintendente do Hospital Universitário (HU-UFMA), Joyce Santos Lages; pelo diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco de Jesus Silva; e pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Auro Tanaka.

O paraninfo oficial da colação, Adriano Kilala, do curso de Artes Visuais, falou sobre o novo ciclo profissional que os formandos estão começando. “Foi com profunda satisfação que recebi o convite de ser paraninfo, em uma ocasião tão especial na vida dos alunos, familiares e amigos da nossa Universidade. Que, nesse novo ciclo profissional que se inicia, vocês sejam os melhores profissionais possíveis, que tudo que vocês fizerem façam com toda excelência, dedicação e empenho. Quando atuarem com excelência, construírão um bom nome, que é muito mais valioso que o ouro”, declarou.

A pró-reitora Isabel Ibarra comemorou a conquista dos alunos em meio às dificuldades causadas pela pandemia. “Este é um dia especial para todos, para vocês, que estão concluindo hoje o curso de graduação na UFMA; e para nós, como instituição, por termos garantido as condições necessárias para uma formação de qualidade ainda em tempos difíceis como durante a pandemia da covid-19. Vocês tiveram acesso a uma universidade pública em um país no qual ainda existem grandes deficits educacionais. Então, sejam bons naquilo a que se dedicarem, façam a diferença e preocupem-se em continuar se aperfeiçoando. Porque, como diria Charlie Chaplin, ‘A persistência é o caminho do êxito’”, comentou.

A formanda Vanessa Santana Evangelista, do curso de Engenharia Química, oradora oficial, que representou os formandos na ocasião, falou, em seu discurso, sobre o futuro que há pela frente. “É uma honra para mim estar representando vocês. Eu estou muito orgulhosa de você, a sua mãe, o seu pai, a sua família se orgulha de você. Até o seu país se orgulha de você, pois você pode transformá-lo realmente em um lugar melhor. Precisamos continuar essa jornada agora, com muita gratidão e coragem. Precisamos viver esse exato momento, construir o nosso passado e também o nosso futuro. Por isso eu desejo muita sorte nessa jornada e que vocês se lembrem sempre de onde vocês vieram, quem vocês são agora e para onde vocês queiram ir”, finalizou.

Assista à transmissão:

Por: Bruna Castro