Alunos do Centro de Ciências, Educação e Linguagens de Bacabal e do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologias de Imperatriz recebem grau em cerimônia virtual

publicado: 31/03/2022 08h00, última modificação: 01/04/2022 13h33

Na terça-feira, 29, foi realizada, por meio de videoconferência e com transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube, a Solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL) do Câmpus de Bacabal e do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologias (CCSST) do Câmpus de Imperatriz, referente ao segundo semestre de 2021. A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Ensino (Proen), Isabel Ibarra Cabrera, que representou o reitor Natalino Salgado na ocasião.

A mesa virtual da solenidade contou ainda com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi; do pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; da Superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages; da diretora do CCEL, Lucelia de Sousa Almeida; do diretor do CCSST, Leonardo Hunaldo dos Santos, e demais diretores dos centros acadêmicos.

A paraninfa oficial da colação, Ana Lúcia Fernandes Pereira, professora de Engenharia de Alimentos do Câmpus de Imperatriz, fez uma reflexão sobre o que é a educação. “A educação é o ponto de partida para a transformação que pode ser eternizada no que foi dito por Paulo Freire, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. Devemos entender que, somente com a educação, nós podemos pensar em uma sociedade melhor. Portanto cada um de vocês, formandos, é um agente transformador dessa sociedade”, pontuou.

A formanda Íris Carolynne Santos Damasceno Reis, do curso de Ciências Humanas do Câmpus de Bacabal, oradora oficial na cerimônia e que representou os formandos, agradeceu aos docentes que fizeram parte da trajetória acadêmica dos alunos. “Nossa eterna gratidão aos professores que tanto contribuíram para nossa formação. Gostaria de oferecer, em nome de todos os formandos, o afeto, carinho e amor em forma de gratidão por tudo que fizeram por nós”, declarou.

A pró-reitora Isabel Ibarra agradeceu a todos que colaboraram com o momento e aos alunos que não desistiram da formação. “Agradeço a cada um que propiciou esta formação: professores, técnicos, familiares e, principalmente, aos formandos que não desistiram dessa conquista. Muitos do que hoje se formam enfrentaram muitas dificuldades, por isso sejam bons naquilo que se dedicaram com tanto sacrifício, façam a diferença, preocupem-se em continuar se aperfeiçoando, porque, como disse Charles Chaplin, ‘a persistência é o caminho do êxito’, finalizou.

Veja a cerimônia completa:

Por: Kelle Dias

Produção: Marcos Paulo Albuquerque