Alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e do Centro de Ciências Sociais colam grau em cerimônia virtual referente ao primeiro semestre de 2021

publicado: 16/11/2021 12h37, última modificação: 17/11/2021 20h07
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4

A Universidade Federal do Maranhão realizou a colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS) e do Centro de Ciências Sociais (CCSO), referente ao primeiro semestre de 2021, na sexta-feira, dia 13. A cerimônia, realizada de forma virtual, foi presidida pelo vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos e contou com os cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Imobiliárias, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Farmácia, Hotelaria, Nutrição, Oceanografia, Serviço Social e Turismo.

A professora do curso de Nutrição Joelma Ximenes Prado Teixeira Nascimento, paraninfa oficial, relembrou as dificuldades impostas pela pandemia. “A pandemia mudou nosso jeito de trabalhar, estudar, amar a vida, a nós mesmos e ao próximo, trabalhar e até viver este momento especial como a colação, mas vocês não desistiram e talvez nem saibam o motivo. Talvez seja o desejo de transformar o mundo em um lugar melhor, como um sonho coletivo, de acreditar uns nos outros, que somos capazes de fazer do mundo um ambiente mais saudável. Eu quero dizer que acredito em cada um de vocês e em seus sonhos”, enfatizou.

A oradora oficial, Helena Marques Lima, do curso de Direito, relembrou os momentos difíceis vividos durante o percurso da graduação e a persistência para vencer a jornada: “Imagino que muitos colegas, assim como eu, se sentiram incapazes em muitos momentos, achando que seria impossível concluir a jornada. Foram muitas incertezas, perdas, momentos de amor e ódio, mas persistimos. Muitos iniciaram o curso achando que seria de uma forma e tomaram um susto ao verem que não era bem assim. Porém, mesmo diante de tantas adversidades, medos, incertezas, a força e o foco foram maiores, e, sim, conseguimos. Que a colação seja só o pontapé inicial desse novo começo. Parabéns a todos os formandos”, discursou.

O vice-reitor Marcos Fábio falou sobre o trabalho da UFMA para ajudar os alunos na realização deste sonho, mesmo diante de um momento social tão difícil: “Cada vez que um aluno ou aluna se forma, nos traz uma felicidade e a sensação de que o esforço institucional tem valido a pena. Desde março de 2020, fomos afetados pela pandemia e tivemos que nos adaptar. Fizemos de tudo para não parar nossas atividades, para que nossos estudantes pudessem continuar, pois sabemos que esse diploma é crucial para a qualidade de vida que buscam, para a realização profissional que sonham. Etapa vencida e é hora de comemorar. Aos que desejarem, podem retornar à UFMA para uma nova etapa. Estamos aqui de portas abertas esperando vocês”.

Saiba mais

Além do vice-reitor, estiveram presentes para compor a mesa virtual a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Walber Lins Pontes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marília Cristine Valente Viana; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização, Fernando Carvalho Silva; a superintendente do Hospital Universitário, Joyce Santos Lajes; a diretora do CCBS, Rosane Nassar Meireles Guerra Libério; e a diretora do CCSO, Lindalva Martins Maia Maciel.

Confira a colação na íntegra:

Por: Kaio Lima

Produção: Laís Costa