Alunos do Câmpus de Chapadinha participam de oficina de fabricação de sabão utilizando óleo de cozinha

publicado: 28/06/2023 17h40, última modificação: 28/06/2023 19h41
Alunos do Câmpus de chapadinha participam de oficina de fabricação de sabão utilizando óleo de cozinha

Estudantes do primeiro período de Agronomia do Centro de Ciências de Chapadinha participaram, nessa quarta-feira, de uma oficina de fabricação de sabão feito de óleo de cozinha, seguindo uma perspectiva ecológica. O curso é promovido pelo laboratório de Química e Fertilidade do Solo (CCCh-UFMA), e tem por finalidade conscientizar os discentes sobre os danos ambientais e socioeconômicos provocados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha, além de orientar sobre a reutilização desse produto como matéria-prima para a preparação de sabão.

As atividades são coordenadas pelo professor de química Pedro Augusto de Oliveira Morais, com a colaboração de dois discentes de Agronomia, Ray Araújo Costa Sousa e Alyne Sousa da Costa, que atuam como monitores. Durante as aulas, cada aluno aprende a fabricar sabão, seguindo as práticas de segurança de laboratório. Ao final, os participantes receberão os sabões produzidos. Para o professor Pedro Morais, essa atividade vai contribuir para fortalecer os vínculos dos estudantes com a UFMA, além de aprimorar seus conhecimentos científicos.

“Do ponto de vista social, os participantes da oficina poderão compartilhar o conhecimento adquirido em seu meio familiar ou mesmo no círculo de amizades, reduzindo o descarte inadequado de óleo na rede de esgoto ou no solo. Isso também vai ajudar a conscientizar um número maior de pessoas sobre as questões ambientais. Além disso, essa prática pode gerar renda familiar com a comercialização de sabão feito em casa”, explicou o professor.

Para o aluno Ray Araújo Costa Sousa, que é técnico em química pelo Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Câmpus Barra do Corda, participar dessa atividade como monitor representa uma oportunidade para compreender esse processo de forma mais aprofundada. “A fabricação de sabão é uma prática fácil de manipular, mas, para compreender, precisa de conhecimento científico. Então eu vejo esse trabalho como uma possibilidade de adentrar mais profundamente num mundo de análise científica, a partir do contato com o laboratório”, declarou Ray Sousa.

A oficina de fabricação de sabão é uma atividade relacionada ao projeto de extensão intitulado “Fabricação de sabão no laboratório de química: estimulando o cuidado com o meio ambiente”, e foi submetido no edital Proec-UFMA 2023, Edição Especial. As práticas desenvolvidas nessa segunda duraram cerca de duas horas. Na próxima semana, a equipe fará a entrega do sabão produzido pelos alunos. De acordo com os organizadores, outras oficinas como essa serão realizadas ao longo do ano.

Por: Ivandro Coêlho