Alunos do Câmpus de Chapadinha participam da Caravana Fome e Sede de Justiça

publicado: 18/03/2024 13h12, última modificação: 18/03/2024 13h12
Além de colaborar com a ação social, estudantes aproveitaram a oportunidade para divulgar os cursos do CCCh e aproximar a Universidade da população
Alunos do Câmpus de Chapadinha participam da Caravana Fome e Sede de Justiça

Discentes dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Agrícola e Zoootecnia do Câmpus Chapadinha participaram, nos dias 15 e 16, da terceira edição da Caravana Fome e Sede de Justiça, realizada na Praça do Povo, em Chapadinha. O evento reuniu milhares de pessoas e ofereceu serviços gratuitos em diversas áreas, incluindo oficinas profissionalizantes, palestras, consultas odontológicas, exames médicos e laboratoriais, assistência social, orientação jurídica, emissão de documentos, atendimentos estéticos etc.

Além dos estudantes, também participaram dessa ação social representantes de várias entidades estudantis e esportivas que atuam no Câmpus Chapadinha, entre elas, Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico, Empresa Júnior, CREA Júnior, Conselho Estudantil Universitário e Atléticas. Nos dois dias do encontro, os alunos do CCCh levaram diversos tipos de materiais para expor no estande da UFMA, incluindo material biológico (como caixas entomológicas de insetos e peixes de laboratório), além de materiais reciclados do laboratório de pesquisa Residência Pedagógica.

A estudante Alice Oliveira de Araújo, do Centro Educa Mais Raimundo Araújo, ficou impressionada com o que viu no estande do CCCh. “Gostei muito dos insetos, todos ali já tinham o nome, e os estudantes me explicaram muito bem. Isso desperta o interesse em estudar na UFMA, porque a gente sabe que não precisa ir muito longe para ter acesso a todos esses conhecimentos. Achei isso muito bom”, declarou.

Na opinião de Max almeida, presidente do Conselho Estudantil Universitário, o evento foi uma boa oportunidade para divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos cursos do CCCh e aproximar ainda mais a Universidade da população. “É bem gratificante fazer parte desse encontro, que é uma grande ação social em prol da comunidade. E nós, da UFMA, queremos utilizar esse momento como vitrine para divulgar as potencialidades do Câmpus Chapadinha. Nosso intuito é mostrar as ações dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Zootecnia, deixando claro que a Universidade está sempre de portas abertas para a população”, frisou.

A senadora Eliziane Gama comemorou o sucesso da terceira edição da Caravana Fome e Sede de Justiça e destacou a importância da participação do Câmpus Chapadinha no evento. “É extraordinária essa participação da Universidade Federal do Maranhão. Estou muito feliz. Aliás, a UFMA está presente em todas as nossas ações. É o envolvimento da qualidade técnica e também da formação. E isso é fundamental, porque nós temos aqui jovens que, no futuro, serão os nossos profissionais. Então, a presença da UFMA e do Câmpus Chapadinha é fantástica”, pontuou.

A Caravana Fome e Sede de Justiça é fruto da união e colaboração de dezenas de instituições, igrejas e serviços. É uma realização das Igrejas Evangélicas e do Gabinete da Senadora Eliziane Gama com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Chapadinha. Entre as instituições parceiras da Caravana Fome e Sede de Justiça, destacam-se: Defensoria Pública; Tribunal de Justiça do Maranhão; Equatorial; FIEMA; SENAI; SESI; Fecomércio; SENAC; SESC; UFMA; IEMA; URE Regional; SEDES; SEMU; SECAP; VIVA-Procon; Inmeq-MA; Superintendência Federal da Pesca; Mateus Supermercados; SACBB; entre outros.

Por:  Ivandro Coêlho