Alunos de quatro centros acadêmicos se graduaram em colação de grau referente a 2021.1

publicado: 21/01/2022 13h12, última modificação: 24/01/2022 11h48
1 | 3
2 | 3
3 | 3

Em cerimônia realizada de forma remota na terça, 18, foi realizada a colação de grau de formandos dos centros acadêmicos de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), de Ciências e Tecnologia (CCET), de Ciências Humanas (CCH) e das Ciências Sociais (CCSO), referente ao primeiro semestre de 2021. A colação foi transmitida pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor Natalino Salgado; o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Silva Soares, e demais pró-reitores e diretores dos centros acadêmicos.

Citando “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, o reitor Natalino celebrou a quantidade e variedade de graduandos unidos pela conclusão do curso, momento marcado por uma busca por excelência e educação. “‘Qualquer amor é um pouquinho de saúde’, como ouso parafrasear. Qualquer conquista é motivo de celebração, ainda mais nesses pandêmicos tempos em que tentamos preservar nossa saúde e nossa vida sem parar nossos projetos profissionais e pessoas de conquistas e avanços. A UFMA hoje, que serve como palco de despedida, já é maior em expansão e inovação”, discursou.

A paraninfa oficial da colação, Maria do Carmo Alves, professora do curso de Pedagogia, falou para todos os alunos sobre a sensação da conclusão. “Estamos diante do fim de um período de comunidade que as salas de aula presenciais, virtuais e os corredores da UFMA nos ofereceram, e o início de um período em que nos veremos como indivíduos sós. Ao mesmo tempo que me despeço dos estudantes, cumprimento os profissionais. Quero agradecê-los com gratidão”, expressou.

O discente André Felipe Moreira Reis, do curso Ciências Biológicas, discursou, representando todos os alunos da solenidade, sobre o sentimento de dever cumprido compartilhado por todos os formandos. "Nossos anos vividos na UFMA foram essenciais na nossa formação humana e profissional. Foram diversos desafios passados, anos de graduação que pareciam infinitos e aqui estamos, celebrando o resultado do nosso esforço. Que possamos encerrar esse ciclo de nossas vidas e que venham muitos mais", comemorou.

Confira a cerimônia completa:

Por: Andressa Algave

Produção: Marcos Paulo Albuquerque