Alunos de Codó, Imperatriz e Lago do Junco recebem o grau dos cursos do Parfor de Letras-Espanhol e Matemática em cerimônia especial on-line

publicado: 01/09/2021 12h46, última modificação: 01/09/2021 21h45
1 | 12
2 | 12
3 | 12
4 | 12
5 | 12
6 | 12
7 | 12
8 | 12
9 | 12
10 | 12
11 | 12
12 | 12

Foi realizada, no dia 26 de agosto, a Colação de Grau Especial do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) dos cursos de Letras-Espanhol e Matemática dos municípios de Codó, Imperatriz e Lago do Junco, referente ao primeiro semestre de 2020. A cerimônia foi presidida pela diretora de Ações Especiais (Daesp), Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo, de forma virtual em transmissão pelo Canal Institucional da UFMA no Youtube.

A paraninfa oficial e professora da Licenciatura em Letras-Espanhol, Georgiana Márcia Oliveira Santos, destacou a importância cultural, política e econômica do estudo e do ensino da língua espanhola para os brasileiros e recordou o percurso traçado pelos alunos. “O professor responsável e comprometido com o que faz sabe que o conhecimento é algo em eterna construção. Façam valer a pena essa formação que hoje vocês consolidam. É o fim? Não, é o começo de nova etapas. Adelante”, incentivou.

Num discurso emocionado, a oradora oficial, Raquel Aline Neves da Silva, estudante do curso de Letras-Espanhol, destacou o esforço dos colegas, a ajuda dos professores e dos familiares, os desafios enfrentados e a dificuldade apresentada pela pandemia. “Aqui estamos celebrando o tão esperado dia da nossa formatura. Porém, mesmo que não seja presencial, por causa da pandemia, nada tira dos nossos corações o sentimento de superação e gratidão. Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas, sem dúvida, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Estamos todos de parabéns, graduandos dos cursos de Letras-Espanhol, das cidades de Codó, Imperatriz e Lago do Junco”, enfatizou.

Lorena Carvalho Azevedo, que presidiu a cerimônia, falou das dificuldades que todos estão enfrentando por causa da pandemia e de como a UFMA vem enfrentando os desafios postos por ela: “Para continuar em atividade, a Universidade normatizou o ensino remoto e híbrido, criou toda a documentação necessária para a efetivação de colações de grau remotas, foi em busca de recursos para bolsas que auxiliavam com a conectividade, o empréstimo de tablets e chips para estudantes sem condições de acompanhar as aulas remotas. Criou diversos treinamentos para os docentes utilizarem as ferramentas de forma on-line. E, assim como a UFMA, vocês, alunos e alunas, se esforçaram e se esforçam a cada dia para desenvolver-se da melhor maneira possível nesta nova forma de aprendizado, e a UFMA está à disposição para aqueles que quiserem continuar conosco seu papel de capacitação”, pontuou.

Saiba mais

Estiveram presentes a prefeita de Lago do Junco, Maria Edina Alves Pontes; o prefeito de Codó, José Francisco Lima Neres; o secretário de educação de Lago do Junco, Robson Souza Cruz; a secretária de educação de Codó, Raquel Vieira Paula Ferreira; o coordenador geral do Parfor, professor José Carlos de Melo; a coordenadora local do Parfor em Codó, professora Bárbara Letícia Silva Souza; a coordenadora local do Parfor em Lago do Junco, professora Divanilde Rodrigues de Oliveira; a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol, professora Marta Maria Portugal; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, professora Valeska Martins Souza.

Por: Carlos Marques

Produção: Laís Costa