Alunos da turma 108 de Medicina encerram internato hospitalar no HU-UFMA

publicado: 06/05/2024 08h35, última modificação: 07/05/2024 12h26
Estágio obrigatório possibilitou a atuação nos diferentes níveis de Atenção à Saúde
Alunos da turma 108 de Medicina encerram internado hospitalar no HU-UFMA

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na manhã da sexta-feira, 03, a solenidade de encerramento do internato hospitalar. 35 alunos da Turma 108 do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) finalizaram o estágio obrigatório de dois anos. Eles vivenciaram in loco as práticas das áreas de Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral.

O estágio tem entre seus objetivos, possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio do contato com problemas reais, para que assuma responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidado e atenção; e de estimular o senso crítico, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.

Pedro Henrique Santos Resplandes, 25 anos, natural de São Raimundo das Mangabeiras, interior do Maranhão, mudou-se para São Luís por conta dos estudos. Ele viveu essa experiência e está muito feliz por todo o aprendizado adquirido.  “Ter a oportunidade de vivenciar isso em um hospital escola foi muito interessante, pois estávamos diante de profissionais altamente qualificados, tivemos contato com casos clínicos extremamente interessantes, agregando muito na nossa formação”, frisou Pedro, que já sai com planos de fazer uma residência médica na área da Psiquiatria.

O evento foi realizado no auditório central da Unidade Presidente Dutra. A coordenadora do Internato, Adriana Reis, parabenizou a todos pelos esforços ao longo da jornada, desejando sucesso nos próximos passos. “A experiência do internato é um pouquinho do que vão encontrar no dia a dia de vocês daqui para frente, só que com outro nível de responsabilidade. Parabéns pelo esforço, por tudo que construíram ao longo desses dois anos. Desejo que sigam com o mesmo empenho visto aqui”, pontuou.

O acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço e é acompanhado por residentes. O período proporciona o aprimoramento e o acúmulo de experiência para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. A turma iniciou o internato no HU-UFMA no 9° período do curso, pela área da Pediatria, percorrendo posteriormente as diversas áreas. Hoje, concluem com êxito o 12º período.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: HU-UFMA

Foto: Merval Filho