Aluno egresso do Câmpus de Grajaú publica artigo pelo grupo de pesquisa Cienatec

publicado: 26/01/2021 10h56, última modificação: 01/02/2021 10h47

Recentemente, o aluno egresso do curso de Ciências Naturais – Química Ruan Sousa Bastos publicou o artigo “Estudo de bases computacionais para complexos contendo Cd (II) e avaliação biológica in sílico”, um estudo do Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais e Biotecnologia (Cienatec) do Câmpus de Grajaú. O autor, por meio de uma investigação via ferramentas in silico realizada por seis pesquisadores de várias instituições, escreveu sobre diferentes bases computacionais para complexos contendo cádmio com atividade biológica, que ganha importância na seleção de uma molécula para realizar cálculos químicos.

Ruan Bastos, atualmente, é mestrando em Química Medicinal e Modelagem Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de membro do Cienatec, atua nas linhas de biotecnologia e química quântica computacional. Ele disse que a química computacional é uma importante área das ciências ainda pouco valorizada.

Em sua análise, investimentos nesses tipos de estudos seriam ideais em meio à pandemia, visto que boa parte dos artigos hoje publicados sobre a covid-19 usaram métodos computacionais para idealizar suas hipóteses. “É uma área que pode ser estudada e trabalhada mesmo com os alunos em casa, porém ainda exige muito investimento, principalmente nos softwares, que custam bem caro, e em servidores com capacidade de rodar diversas simulações”, acrescentou.

A coordenadora do Cienatec, Ionara Passos, falou que esse é o segundo paper publicado em 2021 pelo grupo, que tem se esforçado para continuar publicando artigos em revistas de qualidade: “É uma contribuição muito importante para o grupo, bem como para o Câmpus de Grajaú, pois sabemos que não está fácil ficar em aulas remotas e muito menos fazer pesquisas com essa situação pandêmica. Fazer artigos durante a pandemia é uma das maiores dificuldades para os acadêmicos, o acesso à biblioteca e aos laboratórios atrasam bastante o desenvolvimento de diversas pesquisas, mas, apesar das circunstâncias, os pesquisadores estão ‘driblando’ as dificuldades e ‘se virando nos 30’ para seguir com as publicações”.

Além de Ruan Sousa Bastos, os pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão Welson de Freitas Silva, Maria de Lourde de Aguiar Silva Ferreira, Ionara Nayana Gomes Passos e Jefferson Almeida Rocha; além de Joabe Lima Araújo, da Universidade de Brasília (UnB); e Francisco das Chagas Alves Lima, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), também contribuíram para o artigo.

Por: Laís Gomes