Notícias
Aluno do curso de música da UFMA é aprovado em processo seletivo de escola em Milão
Emanoel Edmilson Gomes, aluno do curso de música da UFMA, foi aprovado em um processo seletivo da Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, em Milão. O estudante afirma que o processo foi árduo, havendo 4 meses de preparação de um concerto completo optando pela escolha de obras de alta complexidade para se destacar e alcançar a melhor nota possível.
O curso triênio, equivalente ao bacharelado no Brasil, é focado no violão, na formação de concertistas, que é um músico de palco, e em concertos nos teatros. É um curso de bacharelado com abertura para o mestrado, ou seja, se o aluno passar com uma média geral acima de 8,5, ao final da graduação, estará aprovado diretamente para o mestrado, chamado de biênio. O estudante pretende permanecer em Milão para cursar ambos.
Para realizar o sonho, Emanoel precisa de ajuda para arcar com os custos financeiros que incluem a passagem área, a anuidade da instituição, que custa em torno de 1.200 euros, que, convertido para real, resulta em cerca de 6 mil reais.
Além dos custos estudantis, o consulado italiano pede uma comprovação de renda que garanta o sustento do aluno por pelo menos 1 ano em gastos como moradia e alimentação, os valores estimados chegam a cerca de 6 mil euros, o que equivale a 500 euros por mês, totalizando aproximadamente 30 mil reais. Para arcar com todos os custos, o aluno está organizando uma arrecadação de fundos que o ajude a financiar sua ida e permanência na graduação.
Para o curso de música da UFMA, segundo o vice-coordenador Daniel Lemos, a aprovação é extremamente importante, muito simbólica, pois mostra que os alunos da graduação no Maranhão estão produzindo trabalhos equiparados ao nível internacional e afirma que a notícia foi recebida com grande felicidade por todos do curso, que mostra que se está caminhando para um evolução na formação de músicos no estado.
Saiba mais
A Escola Civica Scuola di Musica Claudio Abbado tem mais de 160 anos de história. Foi fundada em 1862 com a função de formar instrumentistas para a Banda Cívica e coralistas para o Teatro alla Scala. A instituição, que tem sede na Villa Simonetta do século XVI, assumiu um papel de primeira magnitude dentro da vida musical e educacional de Milão. Também está incluída em programas internacionais de prestígio graças à alta porcentagem de membros estrangeiros e aos vários grupos estáveis que foram formados, muitas vezes convidados a realizar concertos na Itália e no exterior. Numerosos estudantes já participaram, profissionais agora estabelecidos.
A Escola, oficialmente batizada com o nome do maestro Claudio Abbado, em 21 de junho de 2014, obteve, em 2013, do Ministério da Educação a autorização para emitir o título de Ensino Superior Artístico e Musical de Primeiro Nível, equivalente ao diploma universitário.
Por: Karina Soares
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante