Aluno do curso de música da UFMA é aprovado em processo seletivo de escola em Milão

publicado: 08/08/2023 11h19, última modificação: 18/08/2023 10h42

Emanoel Edmilson Gomes, aluno do curso de música da UFMA, foi aprovado em um processo seletivo da Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, em Milão. O estudante afirma que o processo foi árduo, havendo 4 meses de preparação de um concerto completo optando pela escolha de obras de alta complexidade para se destacar e alcançar a melhor nota possível.

O curso triênio, equivalente ao bacharelado no Brasil, é focado no violão, na formação de concertistas, que é um músico de palco, e em concertos nos teatros. É um curso de bacharelado com abertura para o mestrado, ou seja, se o aluno passar com uma média geral acima de 8,5, ao final da graduação, estará aprovado diretamente para o mestrado, chamado de biênio. O estudante pretende permanecer em Milão para cursar ambos.

Para realizar o sonho, Emanoel precisa de ajuda para arcar com os custos financeiros que incluem a passagem área, a anuidade da instituição, que custa em torno de 1.200 euros, que, convertido para real, resulta em cerca de 6 mil reais.

Além dos custos estudantis, o consulado italiano pede uma comprovação de renda que garanta o sustento do aluno por pelo menos 1 ano em gastos como moradia e alimentação, os valores estimados chegam a cerca de 6 mil euros, o que equivale a 500 euros por mês, totalizando aproximadamente 30 mil reais. Para arcar com todos os custos, o aluno está organizando uma arrecadação de fundos que o ajude a financiar sua ida e permanência na graduação.

Para o curso de música da UFMA, segundo o vice-coordenador Daniel Lemos, a aprovação é extremamente importante, muito simbólica, pois mostra que os alunos da graduação no Maranhão estão produzindo trabalhos equiparados ao nível internacional e afirma que a notícia foi recebida com grande felicidade por todos do curso, que mostra que se está caminhando para um evolução na formação de músicos no estado.

Saiba mais

A Escola Civica Scuola di Musica Claudio Abbado tem mais de 160 anos de história. Foi fundada em 1862 com a função de formar instrumentistas para a Banda Cívica e coralistas para o Teatro alla Scala. A instituição, que tem sede na Villa Simonetta do século XVI, assumiu um papel de primeira magnitude dentro da vida musical e educacional de Milão. Também está incluída em programas internacionais de prestígio graças à alta porcentagem de membros estrangeiros e aos vários grupos estáveis que foram formados, muitas vezes convidados a realizar concertos na Itália e no exterior. Numerosos estudantes já participaram, profissionais agora estabelecidos.

A Escola, oficialmente batizada com o nome do maestro Claudio Abbado, em 21 de junho de 2014, obteve, em 2013, do Ministério da Educação a autorização para emitir o título de Ensino Superior Artístico e Musical de Primeiro Nível, equivalente ao diploma universitário.

Por: Karina Soares

Produção: Bruna Castro