Alunas do PPGCOM do Câmpus Imperatriz apresentam trabalho na IV Conferência Internacional “Comunicar Ciência”

publicado: 14/10/2022 14h55, última modificação: 14/10/2022 20h17

As discentes Germana Plácido, Idayane Ferreira e Michele Souza, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) do Câmpus de Imperatriz, apresentaram trabalho, via plataforma Zoom, na IV Conferência Internacional Comunicar Ciência, sediada na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal na quinta-feira, 6. O evento foi realizado nos dias 6 e 7 e deste mês.

O trabalho intitulado “A pandemia do novo coronavírus e a veiculação do discurso científico em portais de notícia no Brasil” analisou como foi empregado o discurso científico em matérias publicadas nos portais de notícia G1 e UOL, em períodos críticos da pandemia de coronavírus. Foram analisadas treze matérias publicadas entre abril e junho de 2020 e 2021, em ambos os portais, que mencionaram o coletivo de cientistas do Observatório Covid-19 BR.

Ele foi criado durante o período de crise com a finalidade de dar visibilidade aos dados sobre a doença no país e trabalhar a informação científica de maneira objetiva. O Observatório reúne 85 pesquisadores de diversas localidades, incluindo uma docente da UFMA, e foi utilizado por diversos veículos de imprensa como uma fonte especializada, cujo site explica os processos e métodos de coleta de dados. Diante do cenário de catástrofe e desinformação, as iniciativas de coletivos como o Observatório e o trabalho da imprensa foram fundamentais para a pesquisa.

O objetivo principal do trabalho é analisar, de forma descritiva, os aspectos e as características associadas à divulgação científica nas matérias encontradas, a fim de responder à seguinte questão: como os portais UOL e G1 utilizam as informações científicas para informar o público sobre a pandemia da covid-19?

A Conferência refletiu sobre a crise da desinformação no campo da ciência e o seu uso como arma política para desestabilizar e desgastar as democracias, com consequências diretas na capacidade de tomar decisões informadas e no funcionamento da democracia.

As estudantes notaram que as matérias jornalísticas buscaram explicar termos, dados e projeções matemáticas elaboradas pelos cientistas e pesquisadores com o objetivo de demonstrar o contexto da crise sanitária. Em algumas matérias, é perceptível notar o esforço em transcrever termos e dados técnico-científicos aos leitores.

Todavia a linguagem dos textos ainda se fundamenta no discurso técnico e pressupõe um leitor conhecedor de determinados termos e técnicas de pesquisa. Portanto as pesquisadoras notaram que o trabalho da imprensa é fundamental no processo de combate à desinformação, porém é necessário que a informação científica seja trabalhada de forma didática.

Apesar de as estudantes serem de linhas de pesquisa diferentes, a temática de trabalho envolvendo ciência, jornalismo e covid-19 as uniu para a escrita do trabalho. Essa pesquisa integrará outros trabalhos que procuram compreender o fazer jornalístico durante a crise pandêmica.

As alunas puderam trocar e compartilhar experiências com pessoas de outros estados brasileiros e de outros países. Elas notaram proximidades e diferenças no processo de “comunicar ciência” e colheram muitas contribuições para a pesquisa. Essa temática já estava sendo investigada pelas discentes, quando surgiu a oportunidade de apresentar o trabalho na Conferência. O trabalho foi submetido à seção “Comunicar Pandemia”.

Elas ainda relataram que esse cenário não é um fenômeno criado pela pandemia de covid-19, pois as pesquisas de fake news vêm ocorrendo desde 2015-2016, devido aos processos eleitorais em países como os Estados Unidos e o Brasil. Portanto a pandemia de coronavírus evidenciou o perigo da desinformação e pensar a comunicação e o jornalismo nesse processo é fundamental, na visão das estudantes. Em breve, será publicado um livro com a pesquisa no site do evento.

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado Acadêmico em Comunicação do Câmpus de Imperatriz tem por objetivo oferecer formação continuada para alunos formados na comunicação e áreas afins. O Mestrado tem duas linhas de pesquisa, “Formas e Materialidades da Comunicação” e “Processos Sociopolíticos da Cultura Contemporânea”, que direcionam para a investigação de dimensões e articulações da comunicação contemporânea.

Saiba mais

A Conferência Internacional Comunicar Ciência está na sua quarta edição, e a temática deste ano se relaciona ao contexto pandêmico iniciado em 2020, quando houve várias medidas de restrição da liberdade individual em todo o mundo, e a crise da desinformação – que antes era principalmente política – ocupou o campo científico, com consequências graves para a saúde pública e o desgaste da confiança nas instituições, em relação aos cientistas, indústria farmacêutica e autoridades de saúde pública encarregados das decisões e coordenação do combate à pandemia.

Nesta edição, a Conferência se interessou por temas como o papel da comunicação científica no combate à desinformação, autoridade e credibilidade do jornalismo em tempos de “desinfodemia”, comunicação científica e confiança nas instituições, fixação da crença e resiliência, entre outros.

Por: Jarina Milena

Produção: Bruna Castro