Alunas de Relações Públicas do Câmpus São Luís promovem o painel “Deixe sua Marca”

publicado: 16/12/2022 13h45, última modificação: 17/12/2022 18h36
O painel ocorreu na quinta-feira, 15, de forma virtual, no Youtube

As discentes do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão Beatriz Silva da Costa, Érica Ferreira Nina, Tharcilla Roberta dos Santos Cruz e Yasmy Froes Costa promoveram, na noite de ontem, 15, de forma virtual, via canal do Painel Deixe sua Marca no Youtube, o painel “Deixe sua Marca”. Com o tema “Empreenda e conecte-se com autenticidade”, o evento debateu os tipos de estratégias para a comunicação digital nas organizações públicas e privadas do Maranhão. Sob a mediação da coordenadora do curso de Comunicação Social, Francinete Louseiro, as palestras foram ministradas pelos painelistas Miguel Abdalla, Laura Mello, Laila Marques e Elirdes Costa, profissionais da comunicação.

A mesa virtual da solenidade contou com a presença do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos; da professora do Departamento de Comunicação Social Nilma Regina Mendes Lima; da diretora do Centro de Ciências Sociais, Lindalva Martins Maia Maciel; da coordenadora do curso de Comunicação Social, Francinete Louseiro de Almeida; e da estudante da disciplina Gestão Estratégicas de Eventos Corporativos Tharcilla Santos.

Para o vice-reitor, a temática do evento foi uma discussão fundamental. “Você pensar em marca em pleno século XXI é pensar em uma identidade que precisa ser construída no excesso de informação que temos hoje em dia, uma vez que estamos visceralmente vinculados à geografia da comunicação”, comentou. Discutir marcas em um universo absolutamente midiático, na visão dele, torna-se útil e agradável para uma comunidade cada vez mais interativa. “Poder falar sobre marca, identidade e estratégia para que uma empresa possa se diferenciar e buscar sua própria unicidade é útil e agradável para uma comunidade que está a cada dia mais interativa”, completou.

O painel é uma iniciativa organizada por quatro estudantes da disciplina “Gestão Estratégica de Eventos Corporativos”, ministrada pela professora Nilma Mendes. A docente explicou que a ideia é possibilitar que os alunos ponham em prática tudo o que aprenderam nas aulas teóricas do componente curricular,  por meio da realização de um evento desafiador e substancial para a carreira desses futuros profissionais de relações públicas. “Para nós, é um momento de muita alegria e de imensa satisfação ter chegado até aqui e conseguido oferecer para toda a sociedade um produto de qualidade, trabalhado com muito carinho e muita minúcia pelas alunas”, ponderou.

O painel teve por objetivo ampliar a visão de empreendedores e de pessoas que desejam empreender sobre as ferramentas do Instagram como suporte para a criação da própria marca empresarial, pois ter conhecimento sobre branding e estratégias de diferenciação é importante não só para o destaque de uma empresa no mercado, mas também para a construção de uma marca única e autêntica.

Na ocasião, houve quatro painéis com temas fundamentais para quem tem o sonho de empreender em uma marca autêntica e, ainda, autoral. Entre eles, “Experiência do cliente: como usar o Marketing Sensorial para alinhar as marcas no ‘on’ e no ‘off’”, ministrada pelo professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Ceuma Miguel Abdalla; e “O que é e como o Branding pode contribuir para as marcas se destacarem?”, ministrada pela idealizadora do Estúdio de Criação Sebá Comunica e assessora de comunicação da Sedihpop, Laila Marques.

A primeira palestra abordou três tendências do marketing, como a onipresença da tecnologia da informação; a supremacia da marca; e a ubiquidade das comunicações integradas e o entretenimento. Segundo Miguel, o marketing experimental é uma forma de pensar o conhecimento. “O marketing experimental pode estar numa tecnologia extremamente avançada, como a tecnologia de ponta, mas também existe em estratégias extremamente confortáveis e simples, que podemos colocar perfeitamente em prática no dia a dia, em nossas consultorias e no trabalho que realizamos no mercado”, destacou.

Na segunda palestra, Laila falou sobre o branding; a experiência do cliente com o mercado; a inovação em produtos, serviços, logística, comunicação, atendimento, experiências para o cliente; a identidade corporativa, experiência do cliente, cultura organizacional e processos organizacionais. “A gestão de marca tem que passar por todos os pontos, ou seja, precisamos criar estratégias e jornadas para o cliente, para que ele se sinta confiante mesmo que um produto da sua marca dê errado”, ressaltou.

Assista ao painel na íntegra:

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro