Aluna e Professora do Colun representam a UFMA em premiação internacional

publicado: 28/11/2023 13h43, última modificação: 28/11/2023 13h53
Aluna e Professora do Colun representam a UFMA em premiação Internacional

A aluna Renata de Cassia Costa Fonseca e a professora da disciplina francês-português Maria Teresa Rabelo Rafael, do Colégio Universitário, representaram a UFMA na Cerimônia de entrega do prêmio Choix Goncourt. O prêmio laureia, anualmente, o melhor romance escrito na língua francesa, sendo, neste ano, realizado pela Embaixada da França no Brasil e pelo Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da Universidade de Brasilia (UNB) como parte do programa Licenciaturas em Ação. O prêmio vai para sua 5° edição no Brasil, em que, a UFMA, participa no júri por seu segundo ano.

O trabalho foi realizado com a seleção de alunos e participantes da comunidade para a formação de um júri leitor, que, orientado pelos professores, leria os livros e escolheria o seu indicado. Dessa forma, foram realizadas leituras mensais acompanhadas de encontros a cada 15 dias para a discussão e o compartilhamento de ideias sobre as obras, com cada participante trazendo seu ponto de vista, o que foi essencial para a formação crítica da colocação de cada obra, como explica a discente representante.

Este ano, teve como finalistas as obras: “Vivre Vite”, de Brigitte Giraud, vencedor da edição francesa do Choix Goncourt no ano passado; “Une Somme Humaine”, de Makenzy Orcel; “Les Presque Soeurs”, de Cloé Korman; e Le Mage du Kremlin, de Giuliano da Empoli.

Por meio das reuniões, o júri da UFMA selecionou a obra Le Mage du Kremlin, que segue o relato de um antigo conselheiro do Tsar russo nos anos antes da sua eleição, até os dias atuais. O livro acompanha a história de suas personagens principais, mas se vale também de elementos fictícios para contar a história. Porém o motivo para chamar a atenção do júri foi, principalmente, a narrativa cativante e intensa, repleta de referências históricas e que se comunica tão bem com o momento presente.

A aluna representante conta que ter a oportunidade de participar pela segunda vez do júri é enriquecidor, e que, ao seu ver, o contato com a literatura francófona contemporânea abre diversas portas para o descobrimento de autores fantásticos que publicam atualmente em francês. “Práticas como essas tornam-se essenciais para desenvolvimento da prática de comunicação em francês, tanto com as leituras, como nossas reuniões mensais com as trocas de ideias com o resto do grupo. A existência desse projeto na UFMA se tornou essencial para esse incentivo à leitura em língua francesa, assim como também a união dos alunos na participação de eventos ligados à língua estrangeira do curso, algo pelo qual, sem dúvida, somos muito gratos”,  finalizou.

Saiba mais

A obra vencedora foi o livro de Makenzy Orcel, Une Somme Humaine. O livro conta o relato autobiográfico de uma mulher marcada por uma infância de violência, que resultou em uma vida adulta prejudicada pelos efeitos do passado. "A narração conta com um estilo moderno, em que não existe pontuação formal, sendo assim, segue uma relato contínuo que relembra um fluxo de pensamentos e desabafo por parte da narradora. A obra aborda temas pesados e tabus, o que pode ser considerado uma leitura difícil, mas o trabalho de construção da narrativa utiliza de uma variedade de gêneros textuais, como poemas, cartas e transcrições de áudio, para a imersão do leitor na história e tornar a leitura mais dinâmica e cativante", explica Renata.

Por: Juan Terra

Produção: Bruna Castro