Aluna e professor do Câmpus de Imperatriz ganham o Prêmio Fapema com estudo sobre a semente do açaí

publicado: 13/01/2023 18h00, última modificação: 16/01/2023 09h23

No dia 7 de dezembro de 2022, no Teatro Arthur Azevedo, a discente Laís Araújo Souza Wolff e o seu orientador, o docente Marcos Antônio Neto da Silva, ambos do Câmpus de Imperatriz, conquistaram o Prêmio Fapema 2022, na categoria Jovem Cientista, na área de Ciências da Saúde, com a pesquisa “Análise dos Efeitos do Extrato da Semente do Açaí (Euterpe Oleracea Mart.) em Modelos In Vitro e In Vivo de Câncer de Mama”.

O estudo tinha o objetivo de analisar os efeitos do extrato da semente do açaí, fruta que faz parte da alimentação e da cultura maranhense, em modelos in vitro e in vivo do câncer de mama. Após os estudos, foi observado que a fruta tem potencial farmacológico terapêutico promissor no tratamento adjuvante do câncer, pois é uma fonte de compostos bioativos que têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

A estudante iniciou a tese com a coleta das sementes do açaí no Parque da Juçara, no bairro do Maracanã, na zona rural de São Luís. A semente passou pelos processos de secagem e trituração para preservação dos nutrientes, e, em seguida, foram iniciadas as etapas dos experimentos in vitro com células de câncer de mama da linhagem MCF-7 e, in vivo, no Biotério Setorial do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Maranhão.

O professor Marcos da Silva explicou que a pesquisa recebeu apoio na complementação dos experimentos do Laboratório de Imunologia Aplicada ao Câncer da UFMA; do Laboratório de Fitoquímica, Farmacologia e Toxicologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (Fiocruz - Minas).

Laís Araújo afirmou a importância de ter recebido o Prêmio Fapema, uma das premiações científicas mais relevantes do Norte e Nordeste, na sua visão. “Ser finalista foi uma honra, e ganhar a premiação mostrou o reconhecimento do trabalho que foi realizado com muito esforço e dedicação, e isso nos estimula para produzirmos cada vez mais pesquisas científicas no Maranhão”, exclamou.

Saiba mais

O prêmio é um reconhecimento ao importante trabalho dos pesquisadores maranhenses, promovido pela Fapema. Em sua 17ª edição em 2022, a premiação teve como tema “Cientistas do território maranhense – Francisco Limeira, José Manuel Rivas Mercury e Luiz Alves Ferreira”. Os homenageados são pesquisadores que se destacaram em suas vidas acadêmicas e têm relevante histórico de incentivo às produções em suas respectivas áreas do conhecimento.

Por: Layane Garcêz

Produção: Bruna Castro