Aluna do curso de Ciências Naturais - Biologia do Câmpus Bacabal é aprovada em mestrado do Museu Emílio Goeldi

publicado: 18/02/2022 09h06, última modificação: 18/02/2022 16h20

A aluna Milena Salazar Ferreira, do curso de Ciências Naturais - Biologia do Câmpus Bacabal, foi aprovada no seletivo de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Museu Emílio Goeldi, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), na área de concentração “Botânica Tropical”. O processo seletivo foi realizado no final no ano de 2021, e as aulas têm previsão de início para março deste ano. Milena foi uma das nove aprovadas.

O programa de mestrado faz parte da Universidade Federal da Amazônia e tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas, a capacitação para docência e a formulação de políticas públicas relacionadas à conservação ambiental. A aluna relata que, ao descobrir sua aprovação, ficou muito emocionada e enseja obter ainda experiências. “As minhas expectativas em relação ao programa é absorver e aproveitar ao máximo todo o conhecimento que será passado a mim durante esses dois anos de duração. Acredito que o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional acaba vindo com os resultados da vivência dentro do Programa”, afirmou.

A futura mestranda ainda explicou que sua linha de pesquisa será no estudo da sistemática e evolução de plantas e fungos amazônicos, cujo objeto de estudo será a Lentibulariaceae, uma família de carnívoras. “Essas plantas desenvolveram mecanismos de atração e captura de pequenas presas para complementar sua alimentação. Meu objetivo com essas linhas de pesquisa é ampliar meus conhecimentos de estudos sobre evolução e sistemática de plantas e fungos amazônicos para aplicar e desenvolver a pesquisa com essas plantas, buscando contribuir com estudos filogenéticos, evolutivos que levaram essas plantas a desenvolverem adaptações, além de contribuir com o levantamento da flora e estudos de fatores de riscos para a família”, detalhou.

Milena comentou a importância do curso de Ciências Naturais - Biologia da UFMA-Câmpus Bacabal para sua formação acadêmica e escolha do mestrado: “Temos professores excelentes que nos impulsionam e incentivam a pesquisa dentro da Universidade. O câmpus, apesar de ter suas limitações em relação à estrutura nos laboratórios para o desenvolvimento de pesquisa, é ativo com diferentes linhas de pesquisa. A minha escolha para o programa em Botânica Tropical se deve à trajetória e imersão no desenvolvimento de pesquisas na área, dentro do curso de graduação” finalizou.

Pesquisas acadêmicas

Mileza Salazar iniciou sua produção científica como voluntária no Herbário BMA e posteriormente foi bolsista Fapema, trabalhando nas pesquisas sobre a flora de Lentibulariaceae no Parque Nacional do Lençóis Maranhenses, com orientação do professor Elídio Guarçoni.

Durante a pesquisa, houve o registro de duas novas ocorrências de espécies para o Estado do Maranhão, o que resultou na produção do artigo “New records of Utricularia (Lentibulariaceae) for the state of Maranhão, Brazil”, publicado na revista científica Check List the Journal of Biodiversity Data.

Sobre o Museu Emílio Goeldi

É um centro pioneiro nos estudos científicos dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. Trabalha na divulgação de conhecimento, organização e manutenção de acervos de referência mundial relacionados à região. É um dos mais antigos, maiores e populares museus brasileiros e estimula a apreciação, apropriação e o uso do conhecimento científico.

A instituição de pesquisa foi fundada em 1866, na cidade de Belém, no Pará, onde mantém seu câmpus de pesquisa e o primeiro parque zoobotânico do país. O Goeldi coordena o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, no Mato Grosso, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental.

Por: Bruna Castro

Produção: Laís Costa