Aluna do Câmpus de Grajaú é aprovada ao Mestrado em Filosofia da UFMA, com o projeto de pesquisa “A Relação entre Eros e Virtude N’o Banquete de Platão”

publicado: 21/12/2021 17h44, última modificação: 21/12/2021 20h51
1 | 2
2 | 2

Graduada em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Grajaú, a professora Vanessa da Silva Dias, 30, foi aprovada para o Mestrado em Filosofia da UFMA, com o projeto de pesquisa “A Relação entre Eros e Virtude N’o Banquete de Platão”. As aulas terão no início de 2022.

De acordo com a estudante, o obstáculo maior foi vencer o medo de sair da sua cidade natal e de perto de sua família. Ela contou que o desejo pelo mestrado entrou em seus objetivos durante a graduação, enquanto estudava as disciplinas de filosofia. No ensino superior, ela se aprofundou no assunto e decidiu fazer seu trabalho de conclusão de curso com o tema “Das Imagens do Eros ao Belo em Si no Diálogo do Banquete de Platão”.

Filha de agricultores, aposentados e não alfabetizados, Vanessa trabalhou na área da educação para a Prefeitura de Grajaú, dessa forma, garantiu economias e, com a ajuda do noivo, pôde se manter no período de estudos. “Minha família não tem muito como me ajudar nesse quesito, pois o que eles ganham não é muito”, explicou.

Ela mencionou que sua graduação na UFMA foi o início de uma nova esperança para sua vida, ajudando-a a enxergar diversas oportunidades profissionais. “A UFMA me ensinou que posso sonhar e realizar com bastante foco e disciplina, então foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida”, ressalta.

A compreensão dos docentes e dos colegas foi fundamental em diversos aspectos, como na escrita, que foi aprimorada a cada atividade desempenhada durante a graduação. Mesmo com as dificuldades no dia a dia, Vanessa carrega na mente as palavras das pessoas que dão forças a ela, como seu pai, sua mãe, o orientador da sua graduação e seu noivo. “Sempre dizem para mim 'você pode tudo, foque e realize, pois de uma coisa você sabe, que de nada sabe’. Palavras tão socráticas, mas penso neles sempre que alguém tenta me derrubar”, declarou.

A professora afirmou que sua expectativa para a nova jornada dentro da Universidade é de muito aprendizado, para que possa se tornar uma profissional altamente qualificada, e concursada, outro objetivo seu. “Acreditar é o combustível essencial que nos faz sair da nossa zona de conforto e trilhar caminhos para realizar nossos objetivos, nossos sonhos”, declara Vanessa.

Por: Andréia Cabral

Produção: Laís Costa